II Seminário de IntegrAção Ambiental

19/05/2010

 

Inscrições abertas para seminário sobre biodiversidade e água
Evento também discute consequências socioambientais da mineração
 
            Estão abertas as inscrições para o II Seminário de IntegrAção Ambiental, que será realizado de 19 a 21 de maio, no campus Coração Eucarístico. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo www.pucminas.br/proex. O evento é coordenado pelo Núcleo Meio Ambiente e Urbanismo da Pró-reitoria de Extensão e pelo Departamento de Ciências Biológicas. As atividades antecipam as comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, que é em 5 de junho.
            Na programação, estão incluídas duas mesas-redondas que compõem o I Seminário Temático da Rede Sociambiental APA Sul RMBH: cenários sociambientais em regiões minerárias. Segundo a professora Denise de Castro, integrante do Núcleo Meio Ambiente e Urbanismo , o crescimento da mineração não pode estar desvinculado das questões sociais. “O desequilíbrio e a degradação inerentes à atividade mineradora têm que ser compensados a partir de estudos e descobertas, uma vez que gera ameaças às comunidades, poluição das águas e destruição de ecossistemas”, destaca.
Também participam dos debates representantes de várias organizações voltada para o meio ambiente, entre eles Rogério Tavares (Instituto Estadual de Florestas – IEF); Sérgio Augusto Domingues (Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço) e Maria Teresa Viana de Freitas Corujo (Movimento pela Preservação da Serra da Gandarela).
 
APA SUL RMBH
 
            A Área de Preservação Ambiental Sul Região Metropolitana de Belo Horizonte  (APA Sul RMBH) inclui parte do município de Belo Horizonte, englobando seis importantes mananciais de água responsáveis pelo abastecimento de água da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), decretados como áreas de proteção especial pelo Governo Estadual, que estão sob a responsabilidade da Copasa: Rola-Moça, Tabões, Bálsamo, Catarina, Barreiro, Cercadinho, Rio Manso, Serra Azul, Fechos e Mutuca. Também há unidades de conservação ambiental, como parque estadual, estações ecologias, parques municipais e reservas particulares de patrimônio natural e a reserva da biosfera da Serra do Espinhaço. Na APA Sul RMBH estão presentes duas grandes bacias hidrográficas, a do Rio São Francisco e a do Rio Doce, que respondem pelo abastecimento de aproximadamente 70% da população de Belo Horizonte e 50% da população de sua Região Metropolitana.
            A PUC Minas desenvolve uma pesquisa desde 2007 com o objetivo de desenvolver uma rede de extensão socioambiental em regiões mínero-metalúrgicas, além de criar possibilidades de interação e desenvolvendo de soluções compartilhadas para os problemas e conflitos ambientais.
 
Concurso de fotografia e vídeo
 
Nesta edição, o concurso de fotografias e vídeos terá duas categorias: “Eu vi um absurdo ambiental” (caráter de denúncia) e “Eu vi uma solução ambiental” (caráter de ação). Os vencedores de cada categoria ganharão a estadia de um fim de semana, com acompanhante, em um dos parques estaduais, além de uma cesta de livros ambientais. As inscrições são gratuitas.
 
O material deve ser entregue em CD ou DVD , junto à ficha de inscrição, até o dia 19 de maio, na Secretária de Apoio aos Núcleos da Proex, sala 310, prédio 30, campus Coração Eucarístico, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30 .
 
As fotos não devem ter retoques ou manipulações. Também não podem participar fotos e vídeos já publicados ou premiados em outros concursos. Os trabalhos serão exibidos no “Circo dos Horrores da Poluição”, no Teatro de Arena, nos dias 19 e 20 de maio, durante o seminário.
 
A ficha de inscrição e o regulamento do concurso podem ser acessados pelo site da Proex: www.pucminas.br/proex
 
Mais informações: (31) 3319-4086 ou 3319-4902 ou proexambiental@pucminas.br
 
Assessoria de Comunicação – PROEX
Print Friendly, PDF & Email