Em memória dos patriarcas, profetas e mártires da causa indígena

19/10/2010

No próximo dia 25 de outubro, às 18h, na Unisinos, será apresentado o espetáculo "Missa Terra Sem Males", que irá abrir o XII Simpósio Internacional IHU: A Experiência Missioneira: Território, Cultura e Identidade.

Em um dos momentos do espetáculo – escrito por Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso, pelo poeta e militante tocantinense Pedro Tierra e musicado pelo argentino Martín Coplas –, encena-se e celebra-se uma homenagem aos mártires latino-americanos, chamada "Rito dos Mártires".

Nesse momento, são lembrados todos os patriarcas, profetas e mártires da causa indígena em solo latino-americano e dos povos oprimidos destas terras.

Confira aqui uma breve biografia dos patriarcas, profetas e mártires rememorados:

Montezuma

Imperador asteca, viveu entre 1466 e 1520 e governou uma área que se estendia do Oceano Pacífico ao Golfo do México. Invasores espanhóis, especialmente Hernán Cortés, se aproveitaram de sua benevolência e escravizaram os astecas, roubando suas riquezas. Foi assassinado pelos espanhóis em uma tentativa de sequestro por parte de Cortés.

 

Atahualpa

Foi um imperador inca, que nasceu em 1502, no atual Equador. Em 1533, foi traído e aprisionado em Cajamarca pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro, que lhe fez uma proposta: ordenou que ele e seu povo aceitassem a religião cristã se quisessem sobreviver. Por não aceitar a doutrina católica, Atahualpa foi condenado segundo as leis da Igreja e foi enforcado.

 

Tupác Amarú

José Gabriel Condorcanqui foi um cacique descendente direto dos incas e líder do maior do movimento de libertação indígena da história, contra o sistema colonial no Peru do século XVIII. Tendo reunido um exército de mais de 17 mil homens, a maioria índios, Tupác foi cercado pelas forças reais espanholas em 1781. Depois de ter sido torturado, tentou-se esquartejá-lo vivo, amarrando-o a quatro cavalos, sem sucesso. Foi, então, decapitado. Cada um de seus membros foi enviado a uma localidade diferente, e recomendou-se que toda a sua descendência fosse extinta, até o quarto grau.

 

Sepé Tiarajú

Foi um índio guarani, considerado como santo popular brasileiro e declarado "herói da Pátria" por Lei Federal e "herói guarani missioneiro rio-grandense" por Lei Estadual. Segundo Antonio Cechin, irmão marista, e Jacques Alfonsin, advogado do MST e procurador aposentado, "mais de 50 mil índios foram coagidos a se retirarem de suas posses centenárias (…) por forças militares espanholas e portuguesas (…). A resistência empreendida pelos índios comandados por Sepé Tiaraju, contrária a tal desterritorialização e consequente genocídio, desproporcionalmente inferiorizada em armas e cavalos diante das tropas colonizadoras, resultou no assassinato deste na Sanga da Bica, hoje São Gabriel, em 7 de fevereiro de 1756". Leia mais:

Print Friendly, PDF & Email