Aldeia Naô Xohã ocupa linha férrea em protesto contra a Vale

25/01/2022

Cimi Leste - Instagram

Fonte:https://www.instagram.com/p/CZJyoksrVCf/?utm_medium=share_sheet

Indígenas Pataxó e Pataxó Hã-hã-hãe, da aldeia Naô Xohã, atingidos pelo rompimento de barragem da Vale em Brumadinho (MG), em 2019, fecharam a linha do trem Fecho do Funil e da rodovia RFFSA, na divisa entre Brumadinho e São Joaquim de Bicas.

O objetivo do ato é dar visibilidade e repudiar os três anos do rompimento da barragem da Vale sem uma reparação integral e justa. Estão presentes na manifestação toda a comunidade, incluindo mulheres grávidas, crianças e idosos.

Nós reivindicamos:
🏹 que a Vale promova o imediato reassentamento dos indígenas em novo território, sem contaminação;
🏹 que a Vale garanta tendas e barracas de camping suficientes para abrigar toda a comunidade indígena provisoriamente até que a mineradora finalize a construção de casas tradicionais suficientes para abrigar todas as famílias da comunidade;
🏹 que a Vale pague um salário-mínimo para cada indígena da comunidade, independente de idade, até que o processo de reparação integral seja finalizado;
🏹 que a Vale realize a contratação emergencial do IEDS para que seja iniciado o diagnóstico de saúde de forma emergencial.

Nosso ato, pacífico, só será encerrado mediante o atendimento, pela Vale, das nossas reinvindicações.

Vale negou realocação das famílias
Naô Xohã precisou ser esvaziada no dia 9 de janeiro, depois das chuvas intensas que atingiram Minas Gerais e que fizeram as águas do rio Paraopeba, já contaminado por metais pesados, invadir nossas casas e outras estruturas da aldeia.

Depois de serem resgatados da cheia pelo Corpo de Bombeiros e abrigados em uma escola municipal de São Joaquim de Bicas, e sem condições de voltar ao território contaminado, a Vale negou a possibilidade de realocar as famílias em local seguro, afirmando que o território não está contaminado e que está em condições dos indígenas voltarem.
Hoje, 3 anos após o rompimento de barragem da Vale, exigimos respeito ao nosso povo e reparação justa!

#3AnosDeImpunidade

Print Friendly, PDF & Email