XXVI Simpósio Nacional de História

07/07/2011

Entre os dias 17 e 22 de julho, o pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas da Universidade Católica Dom Bosco (Neppi/UCDB), Dr. Neimar Machado de Sousa, participa do XXVI Simpósio Nacional de História, na Universidade de São Paulo (USP).

 

O professor coordenará o simpósio “A história da educação entre a igualdade e a diferença”, cujo objetivo é articular pesquisadores em torno do desenvolvimento de trabalhos sobre história da educação escolar. As discussões partirão da perspectiva da tensão entre a igualdade e a diferença e as respostas que as instituições educativas têm dado ao desafio da diversidade cultural, especialmente na América Latina.

 

Durante o simpósio o professor Neimar também apresentará trabalho escrito em co-autoria com o coordenador do Programa Kaiowá Guarani, Dr. Antonio Brand, intitulado “Os índios Itatim e a escola”. Outros professores e mestrandos do Programa de Pós-graduação em Educação da UCDB também aproveitam para expor seus trabalhos. O Pe. Aquilino Tsere’ubuo, mestrando em Educação da UCDB, apresenta o artigo “Deixe que eu falo da identidade indígena Xavante”. A professora do mestrado e doutorado em Educação, Drª Adir Casaro apresenta, em co-autoria com o mestrando Carlos Magno Vieira, o artigo “A escola indígena Guarani e Kaiowá em Mato Grosso do Sul: experiência emancipatória de educação indígena”.

 

O Simpósio é uma realização da Associação Nacional de História (ANPUH). As inscrições para ouvintes estão abertas até o dia 11 de julho. O evento conta ainda com mesas-redondas, minicursos, fóruns, lançamento e feira de livros.

Print Friendly, PDF & Email