Vinte capitais podem assistir à 5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

16/11/2010

A Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República promove a 5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. O programa inclui a apresentação de 41 filmes do continente. Em todas as capitais haverá sessões com o recurso de audiodescrição (que permite a pessoas cegas acompanharem os filmes) e closed caption (legendas). Todas as exibições são gratuitas.

Esse é o quinta ano consecutivo que a SDH realiza a mostra. Nesta edição, há filmes da Argentina, da Bolívia, do Brasil, do Chile, da Colômbia, do Equador, do Paraguai, do Peru, do Uruguai e da Venezuela. Segundo nota dos organizadores, todos os filmes trazem alguma temática de direitos humanos como “direito à terra, ao trabalho, à inclusão social, à diversidade étnica, à diversidade religiosa, à solidariedade intergeracional, o direito à memória e à verdade, direitos dos povos indígenas, das pessoas com deficiência, da pessoa idosa, da criança e do adolescente, da população carcerária, da população afrodescendente e dos refugiados”.

Uma novidade da mostra este ano será a homenagem ao ator argentino Ricardo Darín. O artista se consagrou com o sucesso de filmes como O Filho da Noiva (de Juan José Campanella, 2001), incluído na programação da mostra. Ricardo Darín comparece à mostra na exibição do filme Abutres (de Pablo Trapero, 2010), inédito no Brasil .

A programação da mostra está disponível no site www.cinedireitoshumanos.org.br. As datas variam de acordo com a cidade. A mostra foi oficialmente aberta na última segunda-feira em Fortaleza. Na capital do Ceará, o evento termina no dia 14. Em Aracaju, ocorrerá entre 10 e 16 de dezembro. Em Belém, vai de 25 a 28 de novembro e de 2 a 5 de dezembro. Em Belo Horizonte, será de 13 a 19 de dezembro.

Em Cuiabá, a mostra já teve início e segue até o próximo dia 18, como acontece em João Pessoa. Em Curitiba, as exibições ocorrerão entre 17 e 23 de novembro. Em Goiânia, será de 3 a 9 de dezembro. Em Maceió, os filmes serão apresentados entre 29 de novembro e 9 de dezembro. Em Manaus e São Luís, o evento será de 29 de novembro até 5 de dezembro. Em Natal, a programação vai de 18 a 25 de novembro. Os gaúchos assistirão os filmes selecionados em Porto Alegre entre 23 e 28 de novembro.

Recife e Rio Branco terão a mostra entre 6 e 12 de dezembro. No Rio de Janeiro, a mostra será entre 30 de novembro e 5 de dezembro. Em Salvador, a mostra ocorrerá entre 3 e 9 de dezembro. Em Brasília, acontecerá a partir da próxima semana (de 16 a 23/11); assim como em São Paulo (19 a 25/11). Em Teresina, o evento termina no dia 17 de novembro.

Reportagem da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 15/11/2010

Print Friendly, PDF & Email