VII Semana dos Povos Indígenas em São Bernardo do Campo

28/03/2012

Ciclo de Palestras e Debates:

18/04 às 20h Palestra:

“A Guerra dos Bárbaros – Povos Indígenas e a Colonização do Sertão”.

A expansão da fronteira colonial na América portuguesa no século XVII criou zonas de conflito com as populações autóctones. No norte do Estado do Brasil a zona da pecuária no sertão tornou-se ponto de convergência dos conflitos resultantes da expansão colonial, especialmente entre os colonos luso-portugueses e os povos indígenas. A Guerra dos Bárbaros, como ficou conhecida a série de conflitos que ocorreu entre 1651 e 1704, será minuciosamente analisada nesta palestra.

Convidado:

Prof. Dr. Pedro Puntoni (Depto de História / Universidade de São Paulo USP)

19/04 às 20h Palestra:

A Experiência Brasileira nas Missões Jesuíticas

Trata-se de mostrar como o projeto das aldeias foi um processo lento, que trouxe como resultado para a Companhia de Jesus uma mudança na percepção e sentido das suas próprias Constituições, como decorrência do contato com os indígenas e, por outro lado, acabaria influenciando fortemente as missões Guarani do Guairá.

Convidado: Prof. Dr. Rafael Ruiz (Depto de História / Universidade Federal do Estado de São Paulo UNIFESP / Guarulhos)

20/04 às 19h Palestra: Povos Guarani e Fotografia

Direcionado ao público de educadores, fotógrafos e interessados em geral, o objetivo desta palestra é apresentar, a partir da experiência e vivência junto aos Povos Guaranis do fotógrafo e indigenista Paulo Porto Borges, os fundamentos da antropologia visual e sua aplicação no registro fotográfico da realidade social e das lutas pela manutenção identitária e da posse de terra dos Povos Guarani do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Convidado:

Prof. Dr. Paulo Porto Borges (Depto de Pedagogia – Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE / Cascavel, PR)

21/04 Visita Monitorada a Aldeia Indígena Guarani Krukutu:

O objetivo desta atividade é propiciar ao visitante o conhecimento dos vários aspectos da vida social e cultura tradicional da comunidade indígena Guarani Krukutu, sua língua, costumes, produção literária e artesanato. O passeio inclui, ainda, em seu roteiro uma visita ao Museu, Casa de Reza, Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI) e ao viveiro de mudas de plantas nativas da Mata Atlântica.

Local de Saída e Chegada: Serviço de Memória e Acervo

. Alameda Glória nº 197, Centro. Tel. 4125-5577. Horário de Saída: 8h. Horário Previsto de Chegada: 16h. Vagas Limitadas: 40 pessoas. Haverá a disponibilidade de ônibus do local de saída até a Aldeia Krukutu.

Print Friendly, PDF & Email