VI Semana BH sem Homofobia

11/07/2010

Na semana que antecede a Parada Gay de Belo Horizonte, já se tornou tradição aproveitar o momento para colocar em debate questões do universo LGBT. E como se trata de ano eleitoral, nada mais propício do que incluir na pauta a reflexão por um voto consciente. Pois essas são as duas principais diretrizes da VI Semana BH sem Homofobia, que segue até o próximo domingo.
Criado no intuito de discutir a questão LGBT em diversas esferas do conhecimento – como saúde, comunicação, psicologia e cultura -, o evento inclui seminários, sessões de cinema, passeatas e premiações. "A ideia é fazer com que a semana que antecede a parada seja rica em discussões envolvendo categorias profissionais e parceiros do movimento LGBT", diz Carlos Magno, diretor do Cellos (Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual), que organiza o evento.
Segundo Magno, a novidade desta edição será a campanha "Ficha Limpa Homofobia", que irá disponibilizar aos candidatos dessa eleição uma ficha na qual eles declaram como pretendem defender os direitos LGBT. "Durante a parada e no nosso blog, serão divulgados os nomes dos deputados que se comprometeram com a questão".
Aprovação de leis é prioridade
A escolha pelo tema do voto consciente na VI Semana BH sem Homofobia está relacionada à dificuldade do movimento em conseguir aprovação de leis no Congresso.
"Não existe nenhuma lei nacional aprovada porque os evangélicos fundamentalistas têm atuado no sentido de barrar os projetos em prol dos LGBTs. Então, essa campanha serve para conscientizar a comunidade a votar em candidatos que apoiem nossa causa", diz Carlos Magno.
Prevista para ocorrer no próximo sábado, a VI Caminhada da Visibilidade Lésbica e Simpatizantes também irá abordar o assunto. "Vamos iniciar esse diálogo na concentração da praça Sete. Já em frente à igreja São José, teremos um discurso da Marcha Mundial das Mulheres. De lá, vamos à prefeitura exigir um estado de fato laico", diz Soraya Menezes, assessora política da Associação Lésbica Mineira.

Print Friendly, PDF & Email