VENHA PARTICIPAR CONOSCO DA MANIFESTAÇÃO EM DEFESA DAS SERRAS DA PEDRA BRANCA E DO BARREIRO!

08/11/2010

VENHA PARTICIPAR CONOSCO DA MANIFESTAÇÃO EM DEFESA DAS SERRAS DA PEDRA BRANCA E DO BARREIRO!
 


DATA: 17/11/2010

HORÁRIO: 09h30min

LOCAL: EM FRENTE À IGREJA MATRIZ DE PEDRALVA

A MANIFESTAÇÃO – Entenda o porque dessa manifestação

O Grupo Excursionista Pedra Branca, que existe a mais de 10 anos, tem como um de seus objetivos, previsto em estatuto, a promoção da proteção e do desenvolvimento ambiental, visando a integração de todos os segmentos da população no processo conservacionista das áreas de interesse ecológico da região junto aos seus membros e associados.

Dessa forma, essa manifestação é inteiramente pela proteção de nossas duas mais importantes serras, a da Pedra Branca e do Barreiro. 

Abaixo, explicamos tudo e como chegamos à essa fundamental etapa de luta por nossos objetivos e direitos.

A CEMIG Distribuição S/A está com um projeto de linha de transmissão (LT) que ligará a cidade de Maria da Fé à São Gonçalo do Sapucaí. O projeto inicial dessa LT passará pela nossa querida Pedralva, mais precisamente por dois remanescentes de vegetação nativa de Mata Atlântica, a Serra da Pedra Branca e a Serra do Barreiro.

Essas duas serras são riquíssimas em biodiversidade faunística e florística, que servem como habitat de várias espécies ameaçadas de extinção, muitas delas já registradas, proporciona melhor qualidade de vida para a população local e regional, serve com instrumento de educação ambiental para alunos da rede pública e particular, além de apresentar um enorme potencial turístico, o que pode colaborar para o desenvolvimento sustentável de nossa cidade.

Porém, tudo isso está ameaçado com este projeto da Cemig, pois linhas como essas (138 Kv) envolvem a supressão de toda a mata num raio de 15 metros de cada lado das torres que serão implantadas. E isso significa a modificação do habitat de vários animais, diminuindo, ainda mais, as chances de sobrevivência de várias espécies que constam nas listas de ameaçadas de extinção.
 
O Grupo Excursionista Pedra Branca (GEPB) tomou várias atitudes, assim que recebeu a denúncia. Primeiramente, foi enviado um ofício à Prefeitura, pedindo a intervenção dela na autorização do projeto. O GEPB também tentou uma conversa com a Cemig, porém eles não aceitaram. Foi organizado também um abaixo-assinado que já está com mais de 1.000 assinaturas. A última ação direta do GEPB foi levar o caso até o Ministério Público, que entrou com uma ação civil pública contra a Cemig, que expediu uma liminar proibindo-a de realizar qualquer tipo de intervenção na área, sob multa de R$ 1.000.000,00.

Por isso, nossa primeira batalha foi marcada. Dia 17 de novembro de 2010 será a primeira audiência. Nesse dia, o GEPB precisa de seu apoio para mostrar à todos que nós, pedralvenses ou não, NÃO queremos que nossas matas sejam destruídas, independente de tudo e todos.
 
Contamos com a participação de todos vocês para que, no dia 17/11, juntos, façamos uma grande mobilização em defesa de nossas serras e, principalmente, de nossos direitos.

Vamos gritar bem alto: CEMIG, NÓS NÃO QUEREMOS!

E não se esqueçam, essa mobilização não precisa ocorrer só em Pedralva. Se você não mora aqui ou não poderá estar presente em Pedralva no dia, mas gostaria de se juntar à nós, mande uma mensagem pelo nosso twitter: @gepedrabranca.

VAMOS LÁ!

AQUI NÃO! 

CEMIG, NÓS NÃO QUEREMOS!

Print Friendly, PDF & Email