UFMG e Ministério do Desenvolvimento Agrário lançam nesta quinta caminhão-museu sobre a história das

13/03/2013

Serão abertas nesta quinta-feira, dia 14, às 18h30, no gramado da Reitoria, as atividades do caminhão-museuSentimentos da Terra, que conta a história dos movimentos de luta pela terra no Brasil.

Estarão presentes na cerimônia de inauguração o reitor Clélio Campolina e representantes dos parceiros envolvidos na iniciativa: a professora Heloísa Starling, coordenadora do Projeto República: Núcleo de Pesquisa, Documentação e Memória, da UFMG; o diretor Roberto Nascimento, do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead), do Ministério do Desenvolvimento Agrário; e o curador Gringo Cardia.

O caminhão permanece no campus Pampulha até o dia 27 de março. Em abril, a exposição itinerante inicia seu trajeto pelas estradas do Brasil, levando informações sobre a história das lutas no meio rural brasileiro a diversas cidades do país.

Equipado com tecnologia de informação e entretenimento de ponta, o caminhão-museu conta com diversos ambientes, que abrigam grande exposição interativa. A mostra vai permanecer um final de semana em cada local, e visitará cidades como a capital Brasília; Poços de Caldas, no Sul de Minas; e Limeira, no interior de São Paulo.

A proposta do projeto é reunir o rigor historiográfico com uma linguagem artística acessível a um público diversificado, em metrópoles e pequenas cidades, assentamentos e reservas indígenas. A programação prevê atividades para os períodos da manhã, tarde e noite.

Sobre o projeto
No museu, são apresentados 11 videodocumentários realizados por Gringo Cardia a partir do conteúdo histórico pesquisado pelo Projeto República. Os vídeos são narrados por importantes nomes da cultura brasileira: Caio Blat, Chico Buarque, Dira Paes, Gilberto Gil, José Wilker, Letícia Sabatella, Marcos Palmeira, Maria Bethânia, Regina Casé, Vera Holtz e Wagner Moura.

Há outras atrações. O Espaço da Imaginação, por exemplo, é equipado com computadores, acesso à internet, monitores com tela interativa e uma biblioteca especializada, com livros de arte, fotografia, geografia, história, costumes e tradições, além de jornais e revistas.

Já a Exposição Vira-Vira retoma o percurso histórico de oito personagens exemplares dos conflitos no Brasil rural: Visconde do Uruguai, Antônio Silvino, Elizabeth Teixeira, Dom Pedro Casaldáliga, Chico Mendes, Sepé Tiaraju, Leonel Brizola e Euclides da Cunha. Haverá, ainda, maquetes para contadores de histórias narrarem os movimentos e episódios ligados à luta pela terra.

Na Tenda para Caracterização, por sua vez, os visitantes poderão ser fotografados em cenários elaborados a partir do universo rural, com figurinos próprios aos personagens ligados à questão da terra. Outra atração é o concurso de caraoquê, formado por seleção de canções sobre a temática.

_MG_5138%20-%20cortada.JPGEspaço da Imaginação: acesso à internet e biblioteca especializada (Foto: Álvaro Starling)

Caminhão-museu Sentimentos da Terra
Inauguração: dia 14 de março, às 18h30
Funcionamento: de 14 a 27 de março (Segunda a sexta, de 11 às 14h e de 17h às 21h)
Local: Praça da Reitoria (campus Pampulha)
Entrada: Gratuita (Visitas de grupos devem ser agendadas pelo e-mail sentimentosdaterra@gmail.com

Print Friendly, PDF & Email