Terceira Semana Envolver

27/04/2010

   Do dia 04 a 07 de maio estará ocorrendo na cidade de Jequitinhonha a Terceira Semana Envolver. Promovida pela PROEXC/UFVJM ( Pró- Reitoria de Extensão e Cultura).
A semana que teve sua primeira edição no ano de 2008, ocorreu em Diamantina, e em 2009 na cidade de Teofilo Otoni; Essa tem se configurado como um importante momento de questionamento e debate do papel da Universidade Brasileira, em especial da UFVJM, enquanto Instutição Publica da região.
 
   A semana tem sido um espaço de desvelar os conflitos entre a utilização do espaço universitário como laboratório das grandes empresas, no caso particular, das empresas monocultoras de eucalipto e mineradoras transnacionais, além de questionar as politicas de acesso e permanencia na Universidade da juventude local; Tem se configurado como uma oportunidade de se colocar a real necessidade do povo dos vales, muito diversa do que tem priorizado a Universidade no desenvolvimento de seu ensino e pesquisas.
Nesse sentido fica o chamado aos lutadores e lutadoras do povo para fortalecer e contribuir na discussão e proposição do espaço.
Segue abaixo uma síntese de algumas temáticas:
 
 As temáticas centrais serão:
 
 Questão agraria nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
 Debate da Universidade e o direito a educação nos vales com o enfoque da Educação do campo e qual o papel da Universidade na conjuntura local;                                                                                                Acontecerão espaços de "conhecimentos e saberes" oficinas temáticas:

 

 
Ocorerão também espaços de " Expressões dos Vales" ( feiras de produtos locais, apresentações culturais e artisticas);
Print Friendly, PDF & Email