Temer libera agrotóxico que havia sido proibido em 2010

18/11/2017

PT

Fonte:http://www.pt.org.br/temer-libera-agrotoxico-que-havia-sido-proibido-em-2010/

Deputado Adelmo Leão denuncia liberação de substância que possui efeitos neurotóxicos comprovados; em 2010, a Anvisa havia recomendado a sua proibição

Interesses econômicos se sobrepuseram novamente à preocupação com a saúde da população. No início deste mês, o governo golpista de Michel Temer (PMDB) liberou um agrotóxico com efeitos neurotóxicos comprovados, o Benzoato de Emamectina.

A notícia foi publicada no Diário Oficial da União no último 6 de novembro.

O uso dessa substância havia sido proibido em 2010. Mas, sob a gestão do golpista, o veneno foi liberado. “Essas substâncias podem causar intoxicação hepática, comprometer o sistema circulatório, imunológico”, afirma o deputado Adelmo Leão (PT-MG).

“São interesses mercantis e econômicos que são colocados acima da saúde da população, pessoas que trabalham na indústria química, de farmacologia”, diz ele.

Em 2010, a Anvisa havia feito um parecer recomendando a proibição dessa substância. Segundo a agência, em doses baixas, o agrotóxico já produzia consequências para todas as espécies animais.

“Incertezas no que diz respeito aos possíveis efeitos teratogênicos e certezas dos efeitos deletérios demonstrados nos estudos com animais corroboram de forma decisiva para que não se exponha a população a este produto, seja nas lavouras, seja pelo consumo de alimentos”, apontava o parecer.

Além dos efeitos à saúde da população, os agrotóxicos já têm causado a degradação do meio ambiente. “Há uma diminuição imensa do número de abelhas. Isso é um problema. As abelhas são um sinalizador da qualidade do meio ambiente”, diz ele.

A morte de abelhas, consequência do uso intensivo de agrotóxicos, tem efeitos drásticos, visto que os insetos são polinizadores.

A morte de peixes nos rios é outra consequência do uso desses agrotóxicos. “Esses agrotóxicos lançados para combater pragas são lavados pela chuva e lançados nos rios”, diz ele.

“O Brasil passou a ser um campo de experimentação. Tem países que produzem essas substâncias que não permitem seu uso. Mas aqui existe uma permissividade”, explica Adelmo.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

GOVERNO BRASILEIRO APROVA USO DE AGROTÓXICO EXTREMAMENTE PREJUDICIAL À SAÚDE HUMANA. BENZOATO DE EMAMECTINA.

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. O consumo atual de agrotóxicos no país supera as 300 mil toneladas, e nos últimos 40 anos o aumento foi de 700%. “Com o crescimento da agricultura nos últimos 50 anos, ocorreu proporcionalmente o aumento do uso de agrotóxicos nas lavouras e, consequentemente, a geração de impactos na saúde humana e no meio ambiente. No Brasil, a utilização de agrotóxicos é regulada pela Lei 7.802/89, que infelizmente não é cumprida em sua totalidade”.

Mesmo sobre esse contexto já dramético, na segunda-feira, dia 06 de Novembro, foi divulgado no Diário Oficial da União a aprovação de mais um agrotóxico extremamente prejudicial à saúde humana, o Benzoato de Emamectina.

O estranho dessa súbita liberação da substância, segundo o grupo “Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida”, é que ainda em 2010 a Anvisa havia feito um parecer totalmente contrário à autorização e até descrevia que: “os efeitos neurotóxicos são tão marcantes e severos que as respostas de curto e longo prazo se confundem, isto é, efeitos tipicamente agudos são observados nos ensaios de longo prazo, e vice-versa. O produto revelou neurotoxicidade para todas as espécies e em doses tão baixas quanto, por exemplo, 0,1 mg/kg em camundongos e 0,5mg/kg em cães, mesmo em estudos onde este efeito não estava sendo investigado. Incertezas no que diz respeito aos possíveis efeitos teratogênicos, e certezas dos efeitos deletérios demonstrados nos estudos com animais corroboram de forma decisiva para que não se exponha a população a este produto, seja nas lavouras, ou pelo consumo de alimentos”.
Além disso, a decisão foi tomada com uma estranha rapidez, em apenas 21 dias de consulta pública e recebeu pouquíssimas contribuições dos atores interessados, foram 8 (enquanto que para o Carbofurano foram 13.114 contribuições, por exemplo).

Minha preocupação, como um deputado federal de mandato que defende a agroecologia e a pequena agricultura, é de como se dará a manipulação dessa substância nas lavouras e o quanto será prejudicial ao meio ambiente, aos seres humanos e a outros animais. No caso das abelhas, por exemplo, “o uso indiscriminado de inseticidas neonicotinóides já foi admitido como uma das causas prováveis da Desordem do Colapso das Colônias (CCD), fenômeno pelo qual as abelhas não retornam para os enxames. Porém, novos estudos apontam que herbicidas e fungicidas também podem contribuir para o desaparecimento das abelhas porque esses agrotóxicos podem provocar desordem no comportamento regular e, consequentemente, a morte delas. Mesmo em baixos níveis de concentração, os agrotóxicos podem resultar em efeitos letais, sendo crescente o registro de morte de enxames após pulverização aéreas em áreas de monocultivos de soja, cana-de-açúcar, laranja, algodão, dentre outros”.

Estejamos atentos e pressionando o Governo Temer e as agências governamentais para que se engajem na luta e cuidem do meio ambiente e das brasileiras e brasileiros! Agrotóxicos tem que ser regulados com o máximo cuidado e não com o desleixo que o governo brasileiro tem feito.

Fonte:
“Anvisa apunhala sociedade e aprova agrotóxico perigoso na surdina” –http://contraosagrotoxicos.org/anvisa-apunhala-sociedade-e…/
“Abelhas X Agrotóxicos” – http://contraosagrotoxicos.org/…/cartilha_abelhas_digital_f…
“Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo” – https://g1.globo.com/…/brasil-e-o-pais-que-mais-consome-agr…

Print Friendly, PDF & Email