Sustentabilidade do vale do São Francisco é tema de debates em Pirapora – MG

19/03/2012

phan participa do seminário Rio São Francisco Patrimônio Cultural e Natural vai discutir alternativas econômicas para as comunidades ribeirinhas e analisar ações para a revitalização e proteção dos bens naturais e culturais do Velho Chico

Pirapora, município do norte mineiro, será o centro das discussões sobre avanços e retrocessos na proteção dos bens naturais e culturais do rio São Francisco, entre os dias 30 e 31 de março, com a realização do Seminário Rio São Francisco Patrimônio Cultural e Natural. O evento vai reunir cerca de 200 ambientalistas, gestores públicos, representantes da sociedade civil e pesquisadores, ligados a instituições como o Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico – Iphan, Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais – Alemg, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, entre outras. As inscrições para o Seminário são gratuitas e poderão ser feitas exclusivamente pela Internet a partir do próximo dia 15 de março, em www.halfeld10anos.com

De acordo com o coordenador do evento, o jornalista Américo Antunes, o seminário tem como objetivo desenvolver esforços para a formação de uma consciência cidadã quanto à importância histórica do Velho Chico e da cultura rica e diversa das comunidades ribeirinhas. Em pauta, o debate sobre alternativas para o desenvolvimento econômico e social do vale do são Francisco e a análise de intervenções, estudos e pesquisas em curso na região para a revitalização e proteção de seu rico acervo.

Os técnicos do Iphan vão falar sobre a perspectiva da pactuação para a preservação do Rio São Francisco e da gestão territorial compartilhada, abordando as ações já em andamento, a rede de parceiros constituída e os grupos de trabalho interinstitucionais, coordenados, âmbito regional ,por superintendentes do Iphan. Também haverá debater sobre os instrumentos, as formas de proteção e preservação do Velho Chico.

O Seminário Rio São Francisco Patrimônio Cultural e Natural é uma realização do jornal Hoje em Dia que integra as comemorações dos 10 anos da Expedição Engenheiro Halfeld que, entre 2001 e 2002, percorreu os 2,8 mil km de extensão do Velho Chico para realizar um inventário de seus bens culturais e naturais, com a finalidade de encaminhar à UNESCO a proposta de sua candidatura ao título de Patrimônio Mundial. O evento tem patrocínio do Governo de Minas e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig. A coordenação é da Stratégia Jornalismo.

Informações para a imprensa:
Denise Menezes – denisefmenezes@globo.com
(31) 2526 1160 – 9205 1129

Print Friendly, PDF & Email