Seminário:Terra: Mercadoria ou vida?

22/04/2010

Estimados Companheiros e Companheiras,
 
 

Como é de praxe, anualmente, por ocasião das reflexões em torno do Abril Indígena são realizadas atividades, manifestações e eventos em todo território nacional com o objetivo de divulgação da causa indígena e suas problemáticas.
 

 

08h30 – Credenciamento
 
09h00- Abertura
09h15 – Tema: Contextualização da situação dos povos indígenas no Estado de Minas Gerais: Relatos e vivências.
Mediador: Nilton Seixas (Cimi)
Palestrantes: Lideranças Indígenas
10h30- Debates
 
11h00- Tema: Os movimentos sociais e as reivindicações afins pelo direito à terra e território.
Mediador: Pablo Matos Camargo (CEDEFES)
Palestrantes: Representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento dos Sem Terra (MST), Via Campesina, Movimento dos Atingidos pelas Barragens (MAB), Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais (N`GOLO)
 
12h00- Debates
 
12h30- Intervalo para almoço
 
Tarde
 
14h00 –Tema: Os direitos dos povos indígenas
Mediador: Antonio Eduardo C Oliveira (Cimi)
Palestrantes: José Augusto Laranjeiras (antropólogo e professor da UNEB, eoordenador da Associação Nacional de Ação Indigenista da Bahia – Processo histórico de aquisição dos direitos indígenas: aquisição ou usurpação?/ Identidade e territorialidade .
 Saulo Feitosa (Secretário Adjunto do CIMI Nacional)- Direito à terra e às políticas públicas e o protagonismo indígena na atualidade.
 Pe. Henrique de Moura Faria- O apoio da igreja na luta dos povos indígenas.
15h30- Debates e encaminhamentos.
 
Neste ano, o CIMI ( Conselho Indigenista Missionário), juntamente com o CEDEFES está realizando um seminário que enfatizada a questão da terra indígena, elemento essencial para a garantia da sobrevivência de todos os povos.
 
Assim, desejamos convidá-los para o Seminário: Terra: Mercadoria ou vida? que  será realizado no dia 28 de abril de 2010, das 9:00 às 18:00 horas, no Plenário Paulo Portugal da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Print Friendly, PDF & Email