Seminário sobre Mudanças Climáticas e REDD‏

15/09/2011

SEMINÁRIO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E REDD+
Os Povos Indígenas são guardiões da Terra e da Natureza e têm soluções para enfrentar as Mudanças Climáticas!"  
 
Aos amigos e parceiros do CIR,
O Conselho Indígena de Roraima – CIR, organização indígena destinada à defesa dos direitos e interesses dos povos indígenas de Roraima, realizará nos dias 04 a 06 de outubro o SEMINÁRIO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E REDD Plus. Este seminário é muito importante para o aprofundamento das discussões sobre o modo indígena de promover o desenvolvimento de suas comunidades, com sustentabilidade, proteção do meio ambiente, e construção do ‘bem-viver’ junto à Mãe Terra.
Seguem abaixo informações sobre o evento, e a proposta de programação na planilha anexa. Desde já, contamos com a sua valiosa presença e contribuição para o sucesso deste seminário.
Saudações indígenas,
Mario Nicacio, Etnia Wapichana
Coordenador Geral do CIR
Local:            
Conselho Indígena de Roraima – Casa de Cura – Boa Vista RR  
Data:              
04 a 06 de outubro de 2011
Chegada – 03 de outubro (segunda-feira)
Retorno – 07 de outubro (sexta-feira)
Parcerias:     
Fundação Tebtebba
Fundação Rainforest – RFF-US
The Nature Conservancy – TNC
Programa Indígena da CAFOD
Embaixada Real da Noruega
Instituto Insikiran – UFRR
Instituto Socioambiental – ISA
Fundação Nacional do Índio – FUNAI
Objetivo:
O objetivo do seminário é promover a informação e a discussão entre as lideranças indígenas dos temas relacionados ao contexto das Mudanças Climáticas, Serviços Ambientais e o mecanismo de Redução de Emissões por Degradação e Desmatamento (REDD+), a partir de uma análise crítica e um diálogo intercultural, visando à proteção, gestão e monitoramento das terras indígenas no Estado de Roraima.
Descrição:
Este seminário faz parte do acordo de parceria entre o Conselho Indígena de Roraima e a Fundação Tebtebba, organização com status consultivo especial junto ao Conselho Social e Econômico das Nações Unidas, que tem por objetivo “possibilitar a participação efetiva dos Povos Indígenas, assegurando a implementação de salvaguardas de direitos humanos, integridade ambiental e boa governança florestal em REDD Plus e outros programas”. A metodologia proposta está baseada no documento “Diálogos Interculturais – Povos Indígenas, Mudanças Climáticas e REDD” publicado por FUNAI e GTZ em 2010, com o objetivo de subsidiar as discussões e capacitações relacionadas a este tema entre os povos indígenas no Brasil. Está prevista a participação de 150 lideranças indígenas no seminário, distribuídos pelas doze etnorregiões do Estado de Roraima, incluindo tuxauas, professores, estudantes, agentes ambientais indígenas e representantes das organizações indígenas.
Justificativa:
“Nós estamos profundamente alarmados com a devastação acelerada do clima provocada pelo desenvolvimento insustentável. Estamos experimentando impactos profundos e desproporcionais sobre as nossas culturas, saúde humana e ambiental, direitos humanos, bem-estar, meios de subsistência tradicionais, sistemas de alimentação e soberania alimentar, infra-estrutura local, viabilidade econômica e nossa própria sobrevivência como povos indígenas. A Mãe Terra já não está em um período de mudança climática, mas na crise climática. Por isso insistimos em um fim imediato para a destruição e a profanação dos elementos da vida.”
Este alarme sobre as alterações climáticas e seu impacto sobre a totalidade da vida e o bem-estar dos povos indígenas em todo o mundo foi proclamado durante a Cúpula Global dos Povos Indígenas sobre Mudanças Climáticas no ano de 2009. Afora a chamada para a redução das emissões globais, os povos indígenas pedem mais espaço e participação no debate sobre o clima e o reconhecimento do seu papel e dos seus direitos como guardiões da terra e da natureza, incluindo a conquista da justiça climática através da garantia e restauração de suas terras e territórios.
Organizações Indígenas participantes:
Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), Conselho Indígena de Roraima (CIR), Hutukara Associação Yanomami (HAY), Conselho do Povo Indígena Ingaricó (COPING), Associação dos Povos Indígenas de Roraima (APIR), Associação dos Povos Indígenas da Terra São Marcos (APITSM), Organização das Mulheres Indígenas de Roraima (OMIR), Organização dos Professores Indígenas de Roraima (OPIR), Associação do Povo Indígena Wai-Wai (APIW), Associação dos Povos Indígenas Taurepang, Wapixana e Macuxi (TWM).
Instituições convidadas:
Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), Instituto Chico Mendes (ICM-Bio), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Universidade Federal de Roraima (UFRR), Instituto Insikiran, Instituto Socioambiental (ISA), Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), The Nature Conservancy (TNC), Fundação Rainforest (RFF-US), Programa Indígena da CAFOD, Embaixada Real da Noruega, Fundação Tebtebba, Diocese de Roraima (Pastoral Indigenista), Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público Estadual (MPE).
Print Friendly, PDF & Email