SEMINARIO POVOS INDIGENAS CIRS (UFRN) – CASO (IFRN) 31/01 a 02/06

16/05/2011

Os grupos de pesquisa CASO (Cultura, Arte e Sociedade – IFRN), CIRS (Cultura, Identidade e Representações Simbólicas – UFRN) e o PPGAS (Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social – UFRN) realizarão o SEMINÁRIO POVOS INDÍGENAS: IDENTIDADE ÉTNICA E DIVERSIDADE CULTURAL que ocorrerá de 31 de maio a 02 de junho no Miniauditório do IFRN – Natal – Campus Central.
A programação do Seminário contará com mostras de vídeos etnográficos e palestras relacionadas ao tema identidade étnica e diversidade. Além disso, acontecerá uma exposição fotográfica, cujo foco será o universo social indígena. A exposição estará montada para apreciação entre os dias 30 de maio e 03 de junho no IFRN, Bloco B, próximo ao miniauditório.
O Seminário associará o tema (identidade indígena e diversidade cultural) à discussões sobre alguns litígios presentes em nossa sociedade relacionados à imagem indígena, discorrendo uma reavaliação sobre posições estigmatizadoras e preconceituosas, que ainda vigoram no contexto social nacional.
Considerando a sociedade brasileira, costuma-se pensar os indígenas de forma genérica como se a categoria índio fosse pertinente e completa para se compreender os povos indígenas brasileiros, desconsiderando, assim, as especificidades identitárias, culturais e lingüísticas.
Esse Seminário através de imagens e informações, que serão apresentadas e exploradas, tem a intenção de estimular outras formas de pensar e enxergar o indígena; discutir a pluralidade étnica e abordar o respeito à mesma; apresentar discussões sócio-antropológicas sobre etnicidade, fundamentais para compreensão da condição étnica indígena e fornecer dados e conhecimentos sobre a presença indígena no Estado do Rio Grande do Norte.
As inscrições serão realizadas a partir do dia 10 de maio até dia 27 maio, no Departamento de Extensão (IFRN) e no Departamento de Antropologia (UFRN). As inscrições serão gratuitas e as vagas são limitadas.

Print Friendly, PDF & Email