Seminário Internacional Patrimônio Cultural Difusão e Aplicação da Conservação Preventiva

22/10/2012

Seminário Internacional Patrimônio Cultural Difusão e Aplicação da Conservação Preventiva

Por , 22/10/2012 16:16

22 e 23 de outubro de 2012

A Associação de Restauradores e Conservadores de Bens Culturais do Paraná e o Instituto Federal do Paraná-Câmpus Curitiba convidam os profissionais da área da conservação e restauração de bens culturais  e todos os interessados para o Seminário Internacional Patrimônio Cultural: Difusão e Aplicação da Conservação Preventiva, para disseminação do conhecimento na área da preservação dos bens patrimoniais e para iniciar a implantação do Comitê Regional do Escudo Azul no estado do Paraná.

A conservação preventiva busca evitar ou retardar os efeitos dos agentes de degradação e prolongar a vida das obras para que sejam preservadas para o futuro.

O conceito recente de conservação preventiva começou a ser disseminado no início da década de 1990, quando foi publicado o texto de Gael de Guichen intitulado“Conservação Preventiva: uma profunda mudança de mentalidade”, onde o autor  afirma a importância da conservação preventiva para a preservação dos acervos:

“Onde ontem se viam objetos, hoje  devem  ser  vistas  coleções. Onde  se  viam  depósitos,  devem  ser vistos  edifícios. Onde  se  pensava  em  dias,  agora  se  deve  pensar  em anos. Onde se via uma pessoa, devem ser vistas equipes. Onde se via uma despesa de curto prazo, deve-se  ver um  investimento de  longo prazo. Onde se mostram ações cotidianas, devem ser vistos programas e  prioridades.  A  conservação  preventiva  significa  assegurar  a sobrevida das coleções”(Guichen/ICOM-CC.1995 p. 2).

Enviada por Alenice Baeta.
Print Friendly, PDF & Email