Seminário Internacional: Direitos Sexuais, Feminismos, Lesbianidades – Olhares Diversos

20/10/2010

A Banda Toplez e Electra Lee estarão conosco no dia 03 de novembro, no coquetel de abertura do:

Seminário Internacional: Direitos Sexuais, Feminismos, Lesbianidades  – Olhares Diversos


Mais informações pelo:
http://www.olharesdiversos.org.br/
grupoalem98@yahoo.com.br
www.alem.org.br
31- 3267-7871

Te vejo lá!

 Eliane Dias

(31) 88796164

PROGRAMAÇÃO SEMINÁRIO INTERNACIONAL

Local: Othon Palace

Av. Afonso Pena, 1050 – Belo Horizonte – (0xx)31 2126-0000

BH/MG

 

03/11/2010 – quarta-feira

19:00 horas – Abertura

20:00 horas – Conferência Magistral – Jaya Sharma – India –

Fundadora da Nirantar, um Centro de Gênero e Educação com sede em Nova Delhi, na Índia. Ela tem trabalhado sobre as questões dos direitos das mulheres e a educação há  vinte anos, inclusive como pesquisadora e formadora. Nos últimos dez anos vem trabalhado em questões de direitos sexuais, com foco no empoderamento, desempenhando papel de liderança na campanha para descriminalizar sexualidades não-heterossexuais na Índia. Atualmente, está  coordenando a iniciativa Educação Sexual no Nirantar. Trata-se de pesquisar e empoderar a população jovem no que diz respeito ao direito de acesso a educação sexual e construir perspectivas comunitárias relacionadas à sexualidade  por meio das ações de ONGs que trabalham com mulheres pobres de comunidades marginalizadas, principalmente na Índia rural, através de oficinas e material educativo.

21:30 horas – Coquetel

04/11/2010 – quinta-feira

09:00 horas – MESA 1 – Sexualidade, gênero, lesbianidades e feminismos

Dotty Ake’OvaNigéria –

Yuderskys Espinosa Miñoso –  Argentina –

Psicóloga, mestre em Ciências Sociais e Educação e doutoranda em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. Docente, ensaísta e ativista na teoria feminista e queer, nos estudos pós-coloniais, política, identidade e ideologia racista. Pesquisadora junto ao Instituto Interdisciplinar de Estudos de Gênero da Universidade de Buenos Aires, fundadora e coordenadora geral do Grupo Latinoamericano de Estudos, Formação e Ação Feminista (GLEFAS) e fundadora e diretora do editorial en la frontera. Coordena o programa de Fortalecimento e Articulação dos Espaços Feministas Universitários da Rede Interamericana de Formação em Mulheres, Gêneros e Desenvolvimento Equitativo do Colégio das Américas. Publicou, entre outros: Escritos de una lesbiana oscura: Reflexiones críticas sobre feminismo y política de identidad en América Latina (2007), Dislocando saberes y prácticas de la perspectiva de género en la educación: de la búsqueda de equidad a la fractura del sujeto educativo (2008), Etnocentrismo y colonialidad en los feminismos latinoamericanos: Complicidades y consolidación de las hegemonías feministas en el espacio transnacional (2009), Cuatro hipótesis y dos disputas para pensar el movimiento de lesbianas en América Latina (2009). Também foi coordinadora de varias publicações, entre elas: Desobedientes. Experiencias y reflexiones sobre poliamor, relaciones abiertas y sexo casual entre lesbianas latinoamericanas (2009) e Aproximaciones críticas a las prácticas teórico-políticas del Feminismo Latinoamericano (2010).

Adriana Vianna –

Antropóloga e Professora do PPGAS/Museu Nacional/UFRJ.
Em 2002, a partir de sua inserção no CLAM – Centro Latino Americano em Sexualidade e Direitos Humanos –, começou a pesquisar questões relativas à construção dos chamados “Direitos Sexuais”. Publicou, com a colaboração de Paula Lacerda, o livro Direitos e Políticas Sexuais no Brasil: o panorama atual. Rio de Janeiro: CLAM/IMS, 2004.
Ainda dentro dessa temática, publicou, com Sérgio Carrara, Os direitos sexuais e reprodutivos no Brasil a partir da "Constituição Cidadã". In: OLIVEN, Ruben; RIDENTI, Marcelo; BRANDÂO. Gildo. (Org.). A Constituição de 1988 na vida brasileira. São Paulo: Aderaldo&Rothschild, Anpocs, 2008,  e Sexual Politics and Sexual Rights in Brasil: a case study. In: PARKER, Richard; PETCHESKY, Rosalind; SEMBER, Robert. (Org.). SexPolitics – Reports from the Front Lines (e-book). 2007.Entre seus projetos atuais de pesquisa estão Políticas para a Diversidade e os Novos Sujeitos de Direitos: Estudos Antropológicos das Práticas, Gêneros Textuais e Organizações de Governo, em colaboração com Antonio Carlos de Souza Lima e Eliane Cantarino O’Dwyer, financiado pela Finep, e Às portas dos “direitos”: as dinâmicas entre relações de gênero, redes sociais, instituições de Justiça e ação política, financiado pela Faperj.

Debatedora: Juliana Perucchi –

Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), foi bolsista no exterior pela Capes com estágio de doutoramento na Universidade do Minho, em Portugal (2006). É especialista-colaboradora da Rede ex-aequo, em Portugal e pesquisadora-colaboradora do Núcleo Margens, da Universidade Federal de Santa Catarina e do Nuh – Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT da Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil.

11:00 horas – MESA 2 – Sexualidade, gênero e interseccionalidade

Laura Moutinho –

Doutora em Antropologia pela UFRJ e professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da USP. Recebeu prêmio ANPOCS/EDUSC de melhor tese de doutorado, edição 2003, cujo resultado foi a publicação do livro Razão, Cor e Desejo: uma análise dos relacionamentos afetivo-sexuais inter-raciais no Brasil e na África do Sul. Editora UNESP, 2004. Em 2005 recebeu monção honrosa por sua pesquisa na favela de Rio das Pedras pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Foi coordenadora da pesquisa internacional Relations among race , sexuality and gender in different local and national contexts, financiada pelo CNPq e pela Fundação Ford, que comparou Brasil, África do Sul e Estados Unidos. Atualmente desenvolve a pesquisa “Entre a exclusão, o reconhecimento e a negociação: (homos)sexualidade e raça em uma perspectiva comparada internacional”, com apoio do CNPq. Tem artigos publicados sobre raça, gênero, sexualidade, favela, AIDS, Brasil e África do Sul.

Jurema Werneck –

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Engenharia de Produção pela Coordenação dos Programas de Pós-graduação de Engenharia/COPPE/UFRJ (2000) e doutorado em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Coordenadora de Criola, organização não governamental fundada em 1992. Integrante da Mesa direitora do Conselho Nacional de Saúde.

Mara Viveiros

Debatedora: Cláudia Mayorga –

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Complutense de Madri – Espanha (2007) com foco em estudo sobre identidade, gênero e política. É professora Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (www.fafich.ufmg.br/pospsicologia); pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Psicologia Política (www.fafich.ufmg.br/npp) e Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania GLBT. Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia Social – Regional Minas Gerais (2006/2007). Atualmente coordena o Programa Conexões de Saberes na UFMG: Diálogo entre Universidade e Comunidades Populares. Áreas de pesquisa e atuação: Psicologia Social e Feminismo com os seguintes temas: gênero e política; juventude e participação; psicologia comunitária; políticas públicas e participação social.

13:00 horas – Almoço

14:30 horas – MESA 3 – Sexualidades, gêneros e interseções políticas

Neusa Pereira das Dores –

Professora com licenciatura em português, francês e literatura. Diretora executiva do Centro de documentação Coisa de Mulher – Rio de Janeiro.


Rosa Posa – Paraguay-

Feminista e ativista lésbica. Paraguaia no corpo de uma espanhola. Licenciada em Ciência da educação. Diplomada em ciências políticas e gênero. Há anos foi assessora em gênero no PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e sobreviveu. Desde 2005 trabalha na Comissão Internacional de Direitos Humanos para Gays e Lésbicas (IGLHRC na sigla em inglês). Fundou a Aireana, grupo pelos direitos das lésbicas em Assunção, Paraguai.

Glória Careaga – México –

Mestre em Psicologia Social pela UNAM (Universidade Nacional e Autônoma do México). Se destacou pelo trabalho em defesa dos direitos humanos a partir do desenvolvimento e população. Atualmente é Co-Secretária Geral da IGLA (Grupo de Informação sobre a América Latina) e integrante do Conselho do Observatório de Sexualidade e Política (SPW na sigla em inglês)
Participante ativa nos movimentos feministas e de lésbicas. Participou das Conferências Internacionais convocadas pela ONU desde 1992. Participa ativamente em Comitês Científicos para a organização de eventos e publicações. Como professora universitária fez parte de vários comitês junto ao poder executivo para a definição de políticas e programas públicos, e junto aos órgãos do poder legislativo para incentivar propostas e reformas de lei no México.
Publicou muitos artigos em revistas especializadas, capítulos de livros e coordenou várias antologias, entre as quais podemos mencionar: Orientación sexual en la lucha de las mujeres (2001) , Poderes Cuestionados: sexismo y racismo en América Latina (2002), Sexualidades diversas: aproximaciones para su análisis (2004), Debates sobre masculinidades, poder, desarrollo, políticas públicas y ciudadanía (2006).

Debatedora : Silvia Camurça –

16:30 horas – Cofee-break

16:45 horas – MESA 4 – Gênero, sexualidade e violência

Juracy Toneli –

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1997), pós-doutorado pela Psicologia Social na UFMG (2009) e na Universidade do Minho/Portugal (2009-2010). Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi coordenadora do PPGP/UFSC (2000-2004), membro da Comissão de Planejamento e Gerência PROF/Capes/UFSC (2000-2004), secretária executiva da ANPEPP (2004-2006), membro da Comissão Qualis da área da Psicologia representando a ANPEPP (2004-2006), membro da avaliação de programas da área da Psicologia na Capes (2005-2007), diretora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC (2004-2008). Tem experiência na área da Psicologia, ênfase em Psicologia Social e Institucional, com interesse principalmente nos seguintes temas: gênero e feminismo, masculinidades, saúde sexual e reprodutiva, direitos sexuais, violência de gênero. Tem livros organizados, capítulos e artigos publicados em torno dos temas mencionados.

Cynthia Rothschild – 

Sandra Azeredo

Professora Titular do Departamento de Psicologia da UFMG
Graduação em Psicologia (UFMG, 1969)
Mestrado em Psicologia (PUCRJ, 1975)
Doutorado no Programa História da Consciência da Universidade da California, Santa Cruz (1986)

Ana Paula Portela –

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984) e é Mestra em Saúde Pública (2008), pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fiocruz, Recife-PE. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Violência, Criminalidade e Políticas Públicas de Segurança da UFPE e consultora autônoma nas áreas de gênero, saúde e violência.

Berenice Bento –

É do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, é mestre e doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UnB. Pós-doutora pelo CEAM/UnB. Fez pesquisa para seu doutorado na Espanha (Universidade de Barcelona). Participa de eventos científicos nacionais e internacionais, tem artigos em livros e periódicos. É autora dos livros A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual (Garamond, 2006) e O que transexualidade (Coleção Primeiros Passos, Brasiliense, 2008). Escreveu, entre outros, Memória e Gênero em Dom Casmurro ; Ciladas da IgualdadeCuerpo, Performance y Género en la Experiencia Transexual ; Transexuais, corpos e próteses. Foi secretária geral da ABEH (Associação Brasileira de Estudos da Homocultura, gestão 2006-2008). Realiza pesquisa sobre sexualidades, gêneros, estudos queer e direitos humanos.

19:00 horas – Jantar

21:00 horas – Atividade Cultural

05/11/2010 – sexta-feira

09:00 horas – MESA 5 – Estado da Arte dos Direitos Sexuais

Regina Facchini: Relevancia e Desafios dos Direitos Sexuais no Movimento LGBT Brasileiro –

Bacharel em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1995), mestre em Antropologia Social (2002) e doutora em Ciências Sociais (2008) pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu e professora colaboradora do Programa de Doutorado em Ciências Sociais, ambos da UNICAMP. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura e política, movimentos sociais, gênero, sexualidade, homossexualidade e interseccionalidades (articulações entre marcadores sociais de diferença – sexualidade, gênero, classe, geração, cor/raça).

Sonia Correa : Trajetoria dos Direitos Sexuais no Plano Internacional, Ganhos, Desafios, Hiatos.

Atualmente coordena a Iniciativa de Gênero do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE) e os direitos sexuais e reprodutivos para a DAWN, uma rede feminista, com sede no sul, constituída por acadêmicos e ativistas dedicados a trabalhar pela justiça econômica e de gênero e democracia. Ela é fundadora e membro da diretoria da SOS Corpo, organização feminista com sede em Recife, Brasil, que promove os direitos sexuais e reprodutivos da mulher. Sônia também faz parte da diretoria da Associação Interdisciplinar Brasileira de AIDS. Como ativista de vanguarda dos direitos da mulher em âmbito mundial, ela participou de análises de acompanhamento da Conferência Internacional de 1994 sobre População e Desenvolvimento para a Ford Foundation e para o Fundo de População das Nações Unidas no Brasil. Além disso, é membro da Comissão Nacional Brasileira sobre População e Desenvolvimento, órgão público formalmente responsável pela implementação do Programa de Ação da conferência. É autora do livro "População e Direitos Reprodutivos: Perspectivas Feministas do Sul.

Tamara Adrian: Os Direitos Sexuais na Convençao Intermaricana dos Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos – Venezuela –

Doutora em Antropologia pela Escola de Altos Estudos Sociais, Paris. Mestre em Estudos Latinoamericanos pela Universidade de Paris III. Economista pela Universidade Nacional da Colômbia.
Atual diretora da Escola de Estudos de Gênero da Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Nacional da Colômbia. Professora Associada ao Departamento de Antropologia e Mestrado em Estudos de Gênero e co-diretora do Grupo Interdisciplinar em Estudos de Gênero do centro de Estudos Sociais da Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Nacional da Colômbia. Entre suas recentes publicações estão: De quebradores y cumplidores (2002), De mujeres, hombres y otras ficciones: género y sexualidad en América Latina (2006), Raza, etnicidad y sexualidades. Ciudadanía y multiculturalismo en América Latina (2008), Y el amor… ¿cómo va? (2009).

Debatedor: Marco Aurélio Máximo Prado –

Doutor em Psicologia Social pela PUCSP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG. Pesquisador do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH) da UFMG e Pesquisador CNPq/Fapemig.

12:00 horas – Almoço

14:00 horas – MESA 6 – Prazeres dissidentes e direitos sexuais

Maria Filomena Gregori – Prazeres dissidentes e feminismos – 

María Elvira Díaz-Benítez – Industria pornográfica no Brasil

Graduada em Antropologia – Universidad Nacional de Colombia (1998) , mestrado (2005) e doutorado (2009) em Antropologia Social – Museu Nacional/UFRJ. Tem experiência na área de Antropologia urbana atuando principalmente nos seguintes temas: relações étnico raciais, homossexualidade, articulações de raça, classe e gênero, pornografia, corpos e práticas sexuais dissidentes. Organizadora da ColetâneaPrazeres Dissidentes (Garamond/CLAM, 2009) e autora do livro Nas Redes do sexo: os bastidores do pornô brasileiro (Zahar, 2010), atualmente realiza pós-doutorado no Núcleo de Estudos de Gênero PAGU, da Universidade Estadual de Campinas.

Gabriela Leite: Os direitos sexuais na prostituição – 

Debatedoras : Ana Paula Vencatto –

Doutora em Antropologia pelo PPGSA/UFRJ, mestre em Antropologia Social pelo PPGAS/UFSC e licenciada em Pedagogia pela FAED/UDESC. Foi professora dos Cursos de Pedagogia da UNISUL e da UFSCar e de Pedagogia a Distância da UDESC. Temas de pesquisa: gênero, sexualidade e crossdressing.

 

16:00 horas – Coffee-break

16:15 horas – MESA 7 – Aborto como tema de direitos sexuais

Roxana Vasquez – CLADEM/AL –

Télia Negrão –

Jornalista (UFPR), Especialista em Gestão Pública Participativa (UERGS), Mestre em Ciência Política (UFRGS). Fundadora e integrante da ONG Coletivo Feminino Plural de Porto Alegre. Integrante do Colegiado da Rede Feminista de Saúde no Biênio 2004-2006 e atual Secretária Executiva. Membro do Conselho Diretivo da Rede de Saúde das Mulheres Latinoamericanas e do Caribe. Pesquisadora associada ao Núcleo de Estudos sobre a Mulher e Gênero da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e à Flasco/Chile.

Valéria Melki –

Psicóloga pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre  em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), onde defendeu em 2008 a dissertação  Homossexualidade, Religião e Gênero: a influência da religião católica na construção da auto-imagem de gays e lésbicas. Integra a equipe de coordenação da ONG feminista Católicas pelo Direito de Decidir, onde é responsável pela articulação com o movimento LGBTTI, pelas ações relativas à Juventude, pela  redação de projetos e, atualmente, coordena o projeto Arte e Cultura no Enfrentamento da Violência contra as Mulheres.

Debatedora: Margareth Arilha –

Especialista em gênero, saúde e direitos reprodutivos, psicóloga e psicanalista, pesquisadora em Psicologia Social pelo Programa Gênero, Raça e Idade da Pontifica Universidade Católica de São Paulo e doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Fundadora da Comissão de Cidadania e Reprodução, uma organização articulada da sociedade civil, com 18 anos de atividade no país em defesa dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, e uma das primeiras organizações a trabalhar no campo da análise crítica da mídia nacional. De 2001 a 2006, desenvolveu seu trabalho como Assessora Regional em Políticas de Saúde Reprodutiva de Gênero e Direitos da UNFPA, buscando ampliar a sensibilidade institucional para a abordagem dos direitos sexuais e reprodutivos nas estratégias de saúde reprodutiva. Acaba de receber um prêmio do Ministério da Saúde pelos seus 25 anos de dedicação à saúde das mulheres no país.

18:00 horas – Encerramento

Print Friendly, PDF & Email