Seminário discute experiência dos índios com a universidade na América Latina

12/08/2011

Com início às 19h, do dia 15 de agosto, o IV Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade apresenta o grupo de Rap Brô MC´s, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Para a primeira mesa redonda, no dia 16, o IV Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade traz os professores indígenas Ms. Tonico Benites, Dr. Wanderley Cardoso e Ms. Gersem Baniwa. Eles falarão sobre “Saberes tradicionais e saberes acadêmicos: a experiência no MS e no Brasil”.

No dia 17, a mesa redonda “Saberes tradicionais e formação acadêmica na América Latina”, que será coordenada pelo Dr. Reinaldo Mathias Fleury, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conta com os palestrantes Drª Sabinee Ramirez, da etnia Emberá Eyabida, da Colômbia, Dr. Modesto Galvez, do Peru e o Ms. Hernan Holger Payaguaje, da Universidade Politécnica Salesiana do Equador.

 

As apresentações de trabalhos ocorrerão nas tardes dos dias 16 e 17. Serão oito Simpósios Temáticos: Ciências da Terra, Ciências da Saúde, Educação Básica, Educação Superior, Tecnologias da Informação e Comunicação, Gestão Territorial e Sustentabilidade, Língua Indígena na Educação e Identidade e Organização Indígena.

 

O Seminário, que tem cerca de 350 inscritos é uma realização do projeto Rede de Saberes, que apoia a permanência de indígenas no ensino superior em Mato Grosso do Sul, com recursos da Fundação Ford. O Rede de Saberes traz para o evento estudantes indígenas dos estados do Alagoas, Amazonas, Roraima e Mato Grosso. O projeto realiza também, no dia 15, o V Encontro de Acadêmicos Indígenas de MS e nos dias 18 e 19 de agosto o II Fórum de Discussão sobre Inclusão Digital nas Aldeias (Fida).
Print Friendly, PDF & Email