Seminário debate sobre a saúde da mulher negra

30/04/2012

Por Drielly Jardim

A União Brasileira de Mulheres (UBM) realiza no próximo sábado (28), das 9h às 13h, o Seminário “Combate à discriminação e exclusão da mulher negra no acesso ao atendimento a saúde”. A palestra acontecerá no Centro de Referência de Cultura Negra e Igualdade Racial Xikelela, em Guarulhos-SP.

O objetivo do evento é contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento de mulheres negras no sistema de saúde, espaço este que ainda mantém presente a discriminação e o preconceito.

Segundo dados da 3º edição do estudo Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça, no Brasil, cerca de 36,4% das mulheres de 25 anos ou mais nunca fizeram o exame clínico de mama. Entre as brancas a proporção é de 28,7% e entre as negras a proporção sobe para 46,3%. A desigualdade também se mantém no recorte entre mulheres com mais de 12 anos de estudo: 10,5% das mulheres brancas com este nível educacional não fizeram esse exame e 18% das negras com esse nível nunca fizeram exame clínico de mama.

Mulheres e Saúde da população negra – De acordo com a UBM, ações de saúde de combate à discriminação e exclusão no que se refere à mulher negra devem ser desenvolvidas integralmente sem desconsiderar as questões de gênero e as relações  políticas, uma vez que a expectativa de vida das mulheres negras é inferior a das mulheres brancas e, como a mulher negra está na interseção das discriminações raciais, de gênero e de classe social, torna-se maior o risco de não ver respeitada a sua identidade pessoal e auto-estima. 

Com a implantação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, entende-se que os desafios para torná-la efetiva são enormes.  Para os gestores e movimentos sociais, é preciso unir forças para combater o racismo institucional na área de saúde, que é um dos principais entraves na melhoria do atendimento à mulher negra e que, muitas vezes, impede o avanço da política.

Serviço
O que: Seminário Combate à discriminação e exclusão da mulher negra no acesso ao atendimento a saúde
Quando: 28 de abril, das 9h às 13h
Onde: Centro de Referência de Cultura Negra e Igualdade Racial Xikelela, em Guarulhos-SP

http://www.palmares.gov.br

Print Friendly, PDF & Email