Semana do Índio em Tocantins

12/04/2012

A Funai – Coordenação Regional de Palmas, a Secretaria de Cultura do Tocantins e o Ponto de Cultura Canto das Artes de Taquaruçu-TO., fará neste ano uma comemoração que convergirá em duas intenções: mostrar dignamente as culturas e as realidades indígenas e homenageá-los em seu dia.

         No dia 18.04 haverá  lançamento do filme Hotxuá, produzido e dirigido por Leticia Sabatella, que estará presente ao evento. O filme foi divulgado a nível nacional e no momento está sendo exibido no circuito de cinema no Rio e São Paulo. Na ocasião estarão presentes alguns desses personagens culturais pertencente à etnia Krahô, que mostrarão ao vivo a sua arte;

         No dia 19.04 pela manhã haverá uma sessão solene na Assembléia Legislativa do estado, quando  cerca de 20 representantes de todas as etnias indígenas do Tocantins  estarão presentes e poderão falar de suas expectativas e seus problemas.

         Ás 13:00 serão recebidos no Palácio do Araguaia  para almoço com o Sr. Governador do Estado do Tocantins, quando poderão também expor seus problemas e reivindicações;

         Ás 20:00 haverá a inauguração solene, seguida de coquetel, da exposição “Bonecas Karajá”, que foram recentemente tombadas como patrimônio material brasileiro pelo IPHAN,  com a presença do Sr. Governador , autoridades e imprensa.

         No dia 20.04 pela manhã, os indígenas farão um “tour” com todos os cidadãos que queiram participar, em trilhas e cachoeiras de Taquaruçu. `A noite serão homenageados por artistas regionais na praça central daquela cidade.

         Acreditamos que assim o estado do Tocantins estará dando um passo importantíssimo na direção da afirmação do respeito, dignidade e valorização que são merecedores os povos indígenas brasileiros, que poderá ser futuramente estendido a outros estados. 

Print Friendly, PDF & Email