Saúde da mulher negra é tema de seminário no Paraná

05/11/2010

A Rede Mulheres Negras promove, entre os dias 12 e 14 de novembro, o 5ª Seminário Mulheres Negras e Saúde. O objetivo do curso é divulgar a Política Nacional de Saúde da População Negra, a fim de facilitar sua implantação no país e possibilitar a troca de informações e experiências entre os profissionais da área de saúde, gestores, pesquisadores, organizações de mulheres e o movimento negro em relação à saúde da população negra sob a perspectiva de gênero.
Nesta edição, cerca de 250 pessoas serão capacitadas sobre assuntos relacionados a saúde da população negra e, em especial da mulher negra. Para a coordenadora executiva da Rede Mulheres Negras do Paraná, Alaerte Martins, é marcante a evolução do seminário para um evento de alcance nacional. “Esta é uma linha de pesquisa nova, podemos perceber que as pessoas têm interesse pelo tema o que faz com que o evento se amplie a cada edição”, avaliou.
O Programa Regional Gênero, Raça, Etnia e Pobreza do UNIFEM Brasil e Cone Sul – ONU Mulheres (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para as Mulheres) apoia as atividades do seminário. “É fundamental levar aos profissionais e gestores/as da área da saúde o debate sobre gênero e raça, a fim de provocar a reflexão sobre as desigualdades que atingem especificamente as mulheres negras”, disse a assistente do Programa, Danielle Valverde.
 O “5º Seminário Mulheres Negras e Saúde” tem o apoio da ITAIPU Binacional, COPEL (Companhia Paranaense de Energia), SESA – PR (Secretaria de Estado de Saúde do Paraná) UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas) e é promovido em parceria com a Rede Feminista de Saúde, SEPPIR (Secretaria de Promoção da Igualdade Racial), SPM (Secretaria de Políticas para as mulheres), Comitê Técnico de Saúde da População Negra – DAGEP/MS, Área Técnica de Saúde das Mulheres – MS, Eletrosul, Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Grupo de Trabalho Clóvis Moura, Plano Nacional e Plano Estadual de DST/AIDS, NEAB/UFPR (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Paraná) e UNIFEM Brasil e Cone Sul – ONU Mulheres.
 
5º Seminário Mulheres Negras e Saúde
Data:
12 a 14 de novembro de 2010.
Local: Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, Rua 22 de Abril, 305, Centro – Pinhais – PR
Inscrições e informações: redemulheresnegraspr@yahoo.com.br e no local na data do evento.

Print Friendly, PDF & Email