Sapé

23/03/2010

 

SAPÉ
 
LOCALIZAÇÃO
Situada a cerca de 60 km de Belo Horizonte, o quilombo do Sapé ou comunidade Sapé encontra-se no município de Brumadinho na mesorregião Metropolitana Belo Horizonte.
No entorno, existem vários povoados onde a maioria da população é negra e tem relações de parentesco com as pessoas do Sapé, como Ribeirão, Rodrigues, Massangana, Aranha e Marinhos.
 
INFRA-ESTRUTURA
No Sapé vivem 44 famílias, constituídas de aproximadamente 150 pessoas. No local há distribuição de energia elétrica, mas faltam telefones públicos e rede de esgoto. As ruas não são calçadas e o transporte público é precário. Na comunidade há uma igreja dedicada a São Vicente de Paula a e Associação de Moradores do Sapé.
 
HISTÓRIA
A comunidade surgiu quando a escravidão chegou ao fim. O fazendeiro Jacinto Gomes do Carmo, doou uma pequena propriedade ao ex-escravo João Borges. Com o tempo, alguns outros negros que não tinham para onde ir foram para o Sapé. No Sapé, os moradores criaram fortes laços e a comunidade se manteve mais ou menos fechada, reproduzindo a cultura e o modo de vivência. As primeiras casas eram feitas de pau a pique e sapé.
Na região de Marinhos, em Brumadinho, onde se encontra a comunidade, há ainda a antiga Fazenda dos Martins, que teria sido construída por escravos ancestrais dos moradores de Sapé. Com muros de pedra, possui paredes e forros pintados ao estilo da do século XVIII.
 
ECONOMIA LOCAL
A moradora Maria Rosária, de 90 anos, disse que antigamente muitos moradores plantaram milho, feijão e arroz nas fazendas vizinhas.
E que existia engenhos na comunidade do Sapé.
Hoje a maior parte da população adulta trabalha fora, em Brumadinho, Marinhos ou Belo Horizonte, pois a terra é muito pequena para poder plantar. Existem apenas as culturas de subsistência. A comunidade reivindica do poder público a implantação de projetos de geração de trabalho e renda.
 
CULTURA
A cultura da comunidade está associada às tradicionais festas de reinado, de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, quando se apresenta a Guarda de Congo de São Benedito do Sapé de Nossa Senhora do Rosário. Sempre em setembro, a festa de Nossa Senhora do Rosário é bastante tradicional: há novenas, procissões com visitas às casas das rainhas e missa. As casas e a igreja recebem coloridos adornos. Os mastros das bandeiras são hasteados pelos componentes das duas guardas existentes na comunidade: a Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e a Guarda de Congado de São Benedito, quando então saem pelas ruas e visitam as casas cantando e tocando pantagones, caixas e gungas.
Na festa de São Benedito, a comunidade costuma receber guardas de cidades próximas como Belo Horizonte, Conselheiro Lafaiete e Contagem.
Fonte: CEDEFES
Print Friendly, PDF & Email