São Pedro de Cima

23/03/2010

 

São Pedro de Cima
 
Localização:
 
A comunidade de São Pedro de Cima se localiza no município de Divino no vale do Rio Doce, leste de Minas Gerais. A comunidade também é conhecida como São Pedro dos Crioulos.
O acesso á comunidade é através da BR 116 sentido Rio de Janeiro, entrada do trevo para região central do município de Divino à 60 km de Realeza, MG – 265, estrada que liga Divino à São Pedro, entrada pelo bairro Nossa Senhora das Dores. A comunidade está localizada na divisa dos municípios de Orizânia, Luis Burgo e São João do Manhuaçu.
 
Infra-estrutura:
 
Há cinqüenta famílias residindo no quilombo, totalizando aproximadamente cento e cinqüenta moradores. Nenhum morador possui qualquer documento que se refere ao título de propriedade.
Há em São Pedro de Cima uma escola que atende até a oitava série do ensino fundamental.
 
Cultura:
 
Há uma guarda de folia de reis que se organizam todo fim de ano. No passado realizavam a dança dos Cablocos.
 
História:
 
Um Senhor negro por nome de Pedro Malaquias teria ocupado a região denominada na atualidade São Pedro de Cima aproximadamente no ano 1730, dando origem o povoado. No inconsciente popular a região e conhecida São Pedro dos Crioulos atualmente existe dois sobrenomes que permanecem na comunidade os Pereiras e Malaquias. Os Pereiras casam entre si e conservam seus traços genéticos e costumes. A família Malaquias foi se misturando com outras famílias da região e hoje seus descendentes tem aspectos fisicos bem miscigenados e conservam alguns costumes como alguns dialetos, hábitos alimentares e danças.
 
Print Friendly, PDF & Email