Romaria da Terra no Paraná, nesse domingo, reflete a situação dos Quilombolas

16/08/2010

Nesse domingo, dia 15, o município de Adrianópolis, pertencente à diocese de Paranaguá, acolherá a 25ª Romaria da Terra. No ano em que comemora o jubileu de romarias busca-se o aprofundamento da comunhão com os povos quilombolas.

O município de Adrianópolis, está situado no Vale do Ribeira, divisa com o estado de São Paulo, pertence à Região Metropolitana de Curitiba, distante 130 Km da capital. Com uma população estimada em 6.856 habitantes, onde cerca de 75% se encontram na zona rural.

No município de Adrianópolis existem 13 comunidades quilombolas, sendo 8 reconhecidas e nenhuma ainda titulada. Neste ano a Romaria refletirá a realidade dos povos quilombolas do estado do Paraná inspirada pelo lema: “Quilombo: resistência de um povo território de vida”.

Segundo os últimos levantamentos no Paraná existem cerca de 86 comunidades quilombolas, sendo 36 as certificadas pela Fundação Cultural Palmares (FCP).

Programação da Romaria:

• 7 horas – acolhida dos romeiros
• 9 horas – Celebração da memória e Resistência dos Quilombolas
• 11 horas – Inicio da Caminhada
• 13 horas – Partilha de experiências e testemunhos
• 15 horas – Celebração de Encerramento e Envio

O encontro dos romeiros paranaenses e de outros estados será um momento rico de oração e reflexão a partir da experiência dos povos quilombolas. Será também a oportunidade da Igreja reafirmar o seu compromisso solidário com esta população que luta para ter os seus direitos reconhecidos.

Print Friendly, PDF & Email