Roda de Tambor de Crioula na sede da Guarda Treze de Maio – Belo Horizonte

09/06/2011

Roda de Tambor de Crioula com Mestre Amaral

 

 

Nesta quinta-feira, dia 09 de junho, venha participar da roda de tambor de crioula com Mestre Amaral, na sede da Guarda de Congado Treze de Maio, no bairro Concórdia, em Belo Horizonte. A roda acontece às 18 horas a convite de Dona Isabel, rainha Conga.

A roda será a despedida de Mestre Amaral, que está em Minas Gerais desde o dia 20 de maio, realizando oficinas e rodas de tambor, e volta para o Maranhão no dia 10 de junho.

Mestre Amaral faz parte de uma família de coreiros e coreiras, sobrinho de mestre Felipe de Sibá, de São Vicente de Ferrer, Maranhão. Ele já participou de vários grupos de tambor em São Luís e no interior e, atualmente, desenvolve um trabalho com seu grupo, Grupo de Tambor de Crioula do Mestre Amaral.

Venha brincar de tambor e se encantar na roda!!!!

 

Tambor de Crioula

O Tambor de Crioula faz parte de uma das brincadeiras tradicionais da cultura popular maranhense. É uma manifestação que possui aspectos da religiosidade popular, de forma que, em todas as festas está presente São Benedito, nas toadas, num altar preparado próximo ao local da brincadeira ou até mesmo participando da dança, carregado por uma brincante. No início, era mais um aprendizado de luta do que uma dança, praticado somente pelos homens. Com o tempo, as mulheres, chamadas de coreiras, passam a dançar e os homens, os coreiros, a tocar e cantar. Atualmente, no Maranhão existem vários grupos que fazem Tambor de Crioula, para os quais a brincadeira se constitui como uma forma de coesão comunitária, uma oportunidade de se relacionar com amigos. Esses grupos organizados também se apresentam em espetáculos turísticos, na intenção de divulgar a cultura local.

 

Roda de tambor

Quando: 09 de junho, às 18hs

Onde: Sede da Guarda Treze de Maio, na Rua Jataí, 1.309, Concórdia, Belo Horizonte 

Como chegar de ônibus: 8107 (Concórdia/São Pedro) ou 9805 (Santa Efigênia/Renascença), descer em frente à Igreja Nossa Senhora das Graças

*Obs: Mulheres que quiserem participar da roda levem sua saia

 

"Tambor rufou na areia como a sereia no mar" 

Print Friendly, PDF & Email