Quilombolas apresentam espetáculo de dança em São Luís

29/10/2010

O espetáculo de dança A Força dos Tambores Quilombolas é uma iniciativa doProjeto "O Percurso dos Quilombos: da África para o Brasil e o Regresso às Origens" que reúne a Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas doMaranhão (Aconeruq); o Instituto Marquês de Valle Flor (IMVF), de Portugal;a Plataforma das ONG de Cabo Verde; e a ONG da Guiné Bissal Ação para oDesenvolvimento (AD).

A apresentação acontece em São Luís, nesta sexta-feira (22), às 18h, nosjardins do Convento das Mercês, no Bairro do Desterro.

Com o apoio da União Européia e do Instituto Português de Apoio aoDesenvolvimento, este Projeto tem como objetivo enriquecer o diálogointercultural através da proteção, valorização e difusão da culturaQuilombola.

O espetáculo resulta da capacitação das Associações Culturais Quilombolaspara a promoção do seu legado enquanto fonte de rendimento para ascomunidades. Permite, ainda, a afirmação da sua identidade, apoiada emcelebrações cultuais e na preservação das suas tradições.

O espetáculo cultural reúne em palco 20 quilombolas de 10 comunidadesmaranhenses dos municípios de Cajari, Codó, Itapecuru-Mirim, Lima Campos,Santa Rita e Presidente Juscelino, numa encenação que desfia a riquezacultural destes afro-descendentes. Durante uma hora e meia, é revelada a suaíntima relação com a natureza e o seu vínculo de energia com a terra mãe.

"Cultura para nós é religiosidade, é o tambor de crioula, é dançarmangaba, pois é isso que nos faz ter consciência de nós mesmos, que nos fazresistir. Nas músicas sai versos, e esses versos estão dizendo como estamos,o que passamos e o que esperamos." Disse Emília Santos, da comunidadeQuilombola Matões dos Moreiras, no município de Codó.

Os 20 Quilombolas farão uma viagem de Intercâmbio Cultural no dia 17 denovembro para a África (Cabo Verde e Guiné Bissal). Lá irão realizar umintercâmbio cultural de 15 dias nas mesmas regiões de onde saíram os seusantepassados na condição de escravos. No dia 20 de novembro estarãocomemorando o Dia da Consciência Negra, em Guiné Bissal. Nesses países osquilombolas maranhenses também vão apresentar o espetáculo de dança.

A coordenação nacional do projeto está a cargo da doutora em Pedagogia pelaUniversidade de Brasília (UNB), Glória Moura. A coordenadora do projeto noMaranhão é Valderlene Rocha Silva, da Aconeruq.

Print Friendly, PDF & Email