Programação da Semana Temática da Formação Intercultural Indígena da UFMG, com participação do Cedefes

03/05/2011

CURSO DE FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE EDUCADORES INDÍGENAS – X ETAPA INTENSIVA

SEMINÁRIO TEMÁTICO :  POVOS INDÍGENAS E SUSTENTABILIDADE: O PROFESSOR INDÍGENA E A CONSTRUÇÃO DE UM OUTRO MUNDO (AINDA É POSSÍVEL?)  

02 a 6 de maio de 2011 – Auditório Neidson Rodrigues (Prédio Novo – Faculdade de Educação/UFMG)

PERÍODO

SEGUNDA-FEIRA

02 DE MAIO

TERÇA-FEIRA

03 DE MAIO

QUARTA-FEIRA

04 DE MAIO

QUINTA-FEIRA

05 DE MAIO

SEXTA-FEIRA

06 DE MAIO

 

 

 

MANHÃ

 

8H ÀS 12H

 

 

8h30 –  Mesa de Abertura 

 

Coordenação: Maria Inês de Almeida

 

Autoridades convidadas

 

Trajeto do FIEI-PROLIND e seu reconhecimento pelo MEC

 

Ana Gomes –  Projetos Sociais e Sustentabilidade

 

 

 

11h –  Reunião da Coordenação com a turma (discussão da formatura)  

08h30 –  Os Povos Indígenas e os Programas de Compensação Ambiental

 

Coordenação: Luís Roberto

 

Temas e Palestrantes:

 

O TAC – Aracruz Celulose – Emerson Tupinikin (ES)

 

 Os PBAs de Belo Monte  Sheila  Juruna (Altamira-PA)

 

O Programa de Compensação Ambiental Xerente  Vanda Xerente (TO)

 

 

11h -Debate

8h30h – Experiências alternativas de sustentabilidade

 

Coordenador:  Carlos Mazzeto

 

Temas e Palestrantes:

 

“Panorama de experiências de sustentabilidade no Nordeste: o papel das associações indígenas” – José Augusto Sampaio  (ANAI-UNEB)

 

“ Agrossilvicultura e Gestão Territorial na T.I  Tupinambá” – Glicéria Tupinambá (CNPI)

 

“Índios na cidade de BH: uma experiência de sustentabilidade” –  Ana Paula Ferreira de Lima (CEDEFES)

11h- Debate

8h30Experiências alternativas de sustentabilidade II

 

Coordenação: Lúcia Helena Alvarez Leite

 

Temas e Palestrantes:

 

A Organização de Agricultores e Extrativistas Yawanawa do Rio Gregório – OAEYRG” e a sustentabilidade”  Fernando Yanawana

 

O professor indígena e o tema da sustentabilidade na escola”  Fátima  Yanawana

 

11h – Debate

8h30 – Conhecimento tradicional e sustentabilidade:  o professor indígena, a  escola e a universidade

 

Importância e diversidade do conhecimento tradicional. Suas formas de evidencia, de validação, de circulação. Relações que deveria ter com o conhecimento científico.

 

Coordenação: Marcia Spyer

 

Palestrantes:

Jorge Gasché   ((IIAP – Peru) )

 Maxim Reppeto (UFRR)

 

11h – Debate

 

 

 

 

 

TARDE

 

13h30 às 17h

 

 

 

 

 13h30 – Documentários sobre AHE Belo Monte

 

 14h – Mesa Redonda e Debate:  Povos Indígenas e grandes projetos de desenvolvimento: o caso Belo Monte.

 

Coordenação: Marcos Bortolus

 

Convidados:

Andrea Zhouri (FAFICH)

Sheila Juruna (Movimento Xingu-Vivo/Altamira-PA)

 

Coordenador: Marcos

 

13h30 – Grupos de Discussão

 

  Temas do dia (troca de informações; construção de painéis sobre problemas, desafios, soluções etc)

 

G1 – Emerson – Fátima –  Maíra

G2 – Sheila – Glicéria – Livia

G3 – Vanda –  Guga – Clarisse

G4 – Jorge Gasché – Fernando – Lucas

 

Coordenador: Luís

 

13h30 – Grupos de Discussão

 

  Temas do dia (troca de informações; construção de painéis sobre problemas, desafios, soluções etc)

 

 

G1 – Guga – Ana Paula – Bela Naves

G2 – Jorge Gasché – Fátima – Isabela

G3 – Emerson – Fernando –  Cris

G4 –  Glicéria – Vanda – Maíra

 

  

 

Coordenador: Mazam

 

13h30 – Grupos de Discussão

 

  Temas do dia (troca de informações; construção de painéis sobre problemas, desafios, soluções etc)

 

G1 –  Fernando – Vanda –  Clarisse

G2 –  Emerson – Guga – Isabela Naves

G3 –  Glicéria – Gasché – Lucas 

G4 –  Fátima – Maxim – Augusta

 

Coordenador: Ana

 

 

 

          14h –  Assembléia

 

FIEI-PROLIND

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Coordenador: Márcia

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