Programa Arte em Foco – Funarte

07/06/2011

A partir de um ciclo de palestras – que seguem sempre conectadas a intervenções artísticas – o  Programa Arte em Foco objetiva a reflexão e a interação entre pesquisadores, artistas e público.

 

Nessa 3ª edição, o encontro vai discutir a Cultura Afro-Brasileira e Artes, a Música Tropicália, a Arte e Educação, o Circo, a Performance e a Literatura. Os debates seguem até novembro. E, para cada ciclo mensal, o público deve se inscrever, gratuitamente.

 

Em junho, a conversa começa com o Professor da USP, Vagner Gonçalves da Silva, que é doutor em Antropologia. Na palestra, ele apresentará uma introdução à formação das religiões afro-brasileiras a partir das principais vertentes que as geraram: africana, catolicismo popular e religiões indígenas, privilegiando os dois modelos mais conhecidos: o candomblé e a umbanda. Em seguida, irá propor um diálogo dessa religiosidade com algumas esferas da cultura nacional, privilegiando o campo das manifestações artísticas, como a música popular brasileira, danças e festas populares, literatura e artes plásticas.

 

Já o artista Rui Moreira irá performar sobre o tempo e a repetição como modo de perpetuação  dos mitos. A intenção é instigar reflexões sobre o tema – religiões afro-brasileiras na sociedade contemporânea.

 

flyer-arte-em-foco-2011.jpg


Print Friendly, PDF & Email