Pílula de Cultura Feira Preta – Novembro

05/11/2010

Pílula de Cultura Feira Preta – Novembro

Horário: 21 novembro 2010 de 16:00 a 20:00

Local: Casa das Caldeiras

Rua: Av. Francisco Matarazzo, 2000 – Barra Funda

Cidade: São Paulo

Site ou Mapa: http://www.feirapreta.com.br

Telefone: (11) 2537-6286 (11) 3031-2374 E-mail: feirapreta@uol.com.br

 

No mês em que temos um dia dedicado á consciência negra, dia 20 de Novembro, a Pílula de Cultura Feira Preta realizará duas edições especiais, em parceria com a Catraca Livre. Com, no dia 07 de novembro e com a Casa das Caldeiras no dia 21 de Novembro. O tema dessas edições especiais será – “O Que É Consciência Negra Pra Você?”

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Dos 5.564 municípios brasileiros, 757 adotam o dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra, como feriado, segundo a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Além dos que decretaram feriado, outros municípios transformaram a data, em ponto facultativo.

Qual o espaço da cultura negra hoje? Foi através desta pergunta que as Pílulas de Cultura praticamente emergiram no contexto do Movimento Cultural Feira Preta, estimulando a reflexão e a discussão de um tema tão pouco disseminado.

"Pílulas de Cultura" é um projeto inovador que possibilita mapear, registrar, e salvaguardar as expressões da cultura negra popular, além de incentivar a formação de redes sociais e culturais de troca e de circulação de idéias e projetos relativos ao universo da cultura afro. As Pílulas são eventos periódicos e fazem parte do Movimento Cultural Feira Preta, cuja proposta é possibilitar ao público a descobrimento da riqueza cultural que o povo africano deixou de herança para o Brasil através das mais diversas manifestações artísticas culturais.

Ao longo do ano, são realizadas ações com a finalidade de preparar os participantes para o maior aproveitamento das atividades da 9ª edição da Feira, que acontecerá nos dias 18 e 19 de Dezembro, no Centro de Exposições Imigrantes.

Neste mês de novembro, as Pílulas contam com a programação cultural marcada pela presença de artistas plásticos, literários, cineastas, estilistas, dançarinos entre outras personalidades darão o tom que celebrará a diversidade cultural em dois locais diferentes, reafirmando a reflexão sobre o espaço da cultura negra e traz intervenções culturais contemporâneas afro-brasileiras.

A realização da Feira Cultural Preta é da Pretamultimidia, com parceria da Casa das Caldeiras, AECID, Embaixada da Espanha e Centro Cultural da Espanha e Fundação Cultural Palmares e Catraca Livre. Com.

 

Dia: 21 de novembro

Horário: das 15h às 20h

Local: Casa das Caldeiras – Av. Francisco Matarazzo, 2000 – Barra Funda

Acesso: Grátis

Censura Livre.

A Casa das Caldeiras terá uma programação especial para se refletir o mês da consciência negra. Na ocasião acontecerá a Grande final do projeto Preta in Festival. Festival de música negra que revelará a nova cara da música preta brasileira.

As eliminatórias do Preta in Festival tem ocorrido desde agosto, com etapas mensais dentro da programação das Pílulas de Cultura.

O público será convidado a interagir com a enquete: O que é a Consciência Negra Pra Você. E mais, exposição de artes plásticas e máscaras africanas, intervenção de dança afro e apresentações musicais.

• Exposição fotográfica “Ilha do Moçambique” da fotografa Iris Yan

• Intervenção de dança afro contemporânea + poesia com Vanessa Soares com o projeto “Dança com P”.

• Exibição do documentário: ”Sete Dias em Burkina” do historiados de cultura africana e cineasta Carlinhos Antunes

• Discotecagem com “DJ MF”

• E o encerramento ficará por conta da final do projeto “Preta in Festival com a apresentação dos finalistas: Moises Guimarães, D’Quebrada, e Thiago Thomé.

• O comando da Pílula ficará com o Mestre de Cerimônia Cesinha.

• Na ocasião será oferecido aos convidados uma iguaria gastronômica tipicamente afro-brasileira.

 

 

Print Friendly, PDF & Email