Os Índios de Darcy Ribeiro

29/11/2010

A partir deo dia 2 de dezembro, os visitantes do Museu do Índio poderão conferir a exposição “Kadiwéu • Ofayé • Urubu-Ka’apor – Os Índios de Darcy Ribeiro”. A mostra, com curadoria do antropólogo e fotógrafo Milton Guran, é uma realização do MI em parceria com o projeto Brasilidades, do Ministério da Cultura.

A exposição vai reunir 42 trabalhos fotográficos realizados no período entre 1942 e 1949. Darcy Ribeiro assina 5 fotos dos Ofayé(MS) datadas de 1948. São os únicos registros fotográficos existentes da etnia.

A mostra vai apresentar, também, trabalhos de Harald Schultz e Heinz Foerthmann, dois dos mais importantes fotógrafos documentaristas da primeira metade do século XX , a serviço do SPI.

Todo o material exposto pertence ao Fundo SPI do Arquivo do Museu do Índio tendo sido, em 2008, incluído no Registro Nacional do Programa Memória do Mundo da UNESCO. O acervo está disponível para os internautas na Base de Dados do site do Museu do Índio:

www.museudoindio.gov.br

.

Outra atração da mostra será a exibição contínua de um vídeo com a entrevista de Darcy Ribeiro concedida à antropóloga Sheila Sá (MI), em 04 de novembro de 1995, na casa do antropólogo. Darcy Ribeiro fala sobre a cultura material dos Urubu-Ka’apor (MA) e dos Kadiweu(MS), além de comentar a criação do Museu do Índio.

Exposição: “Kadiwéu • Ofayé • Urubu-Ka’apor – Os Índios de Darcy Ribeiro”.

Fotografias: Darcy Ribeiro, Harald Schultz e Heinz Foerthman

Curadoria: Milton Guran

Inauguração: 01/12/2010 – 19 h

Visitação: terça a sexta-feira das 9h às 17h – sábados, domingos e feriados das 13h às 17h

Encerramento: 31/03/2010

Local: Galeria de Arte do Museu do Índio

Endereço: Rua das Palmeiras, 55 – Botafogo

Entrada franca

Print Friendly, PDF & Email