Oca Di Versos – Awê de Literatura Indíegna no Espaço de Leitura do Parque da Água Branca

13/03/2012

Awê de literatura indígena no Espaço de Leitura
O Espaço de Leitura convida a todos para o evento de literatura indígena Oca di Versos, uma celebração à grande diversidade cultural brasileira, país no qual vivem 220 povos indígenas – como os Guarani, Pataxó, Munduruku, Pankararu e Kaingang – e fala-se cerca 180 línguas, além do português!
Só que a realidade do índio brasileiro mudou muito. Alguns puderam manter suas antigas tradições, mas muitos outros vivem nas cidades e muito contribuem para a vida cultural metropolitana. Nas aldeias ou nas praças, eles brincam, estudam, dançam, rezam, cantam, namoram e trabalham.
Em abril, o público paulistano poderá conhecer pessoalmente índios escritores e artistas de várias partes do Brasil para dialogar e brincar com eles em português! Porque nós não falamos a língua deles, mas eles falam a nossa!
 
Curadoria: Deborah Kietzmann Goldemberg
Antropóloga e escritora. Formada pela London School of Economics, estreou na literatura com o livro Ressurgência Icamiaba (Selo Demônio Negro, Ed. Annablume, 2009). No mesmo ano, lançou O Fervo da Terra pela editora Carlini & Caniato.
 
 
PROGRAMAÇÃO:
 
Mundo Indígena Contemporâneo
Domingo, 1 de abril
11 horas
Bate-papo e oficina de petecas
Com Geraldo Abdias
Geraldo Abdias é indigenista, historiador e trabalhou grupos indígenas do Maranhão – Tenetehara-Guajajara, Canela-Apanjekra, Canela-Rankokamekra, Krepynkateye e Krenyê.
 
 
Mundo Pataxó
Sábado, 7 de abril
11 horas
Oficina de grafismo indígena
Com Garapirá Pataxó
Garapirá vive na Aldeia Barra Velha ao sul da Bahia e é artista plástico. Trabalha com pinturas corporais ou grafismos indígenas feitos com jenipapo e carvão, simbolizando diferentes significados, em tela e no corpo, referentes ao momento da celebração.
               
 
Mundo Kaingang
Domingo, 8 de abril
11 horas
Bate-papo e contação de história
Com a escritora indígena Luciana Kaingang
Vãngri é da etnia Kaingáng, nascida na Aldeia de Ligeiro, Município de Tapejara, Rio Grande do Sul. Escritora indígena, contadora de histórias e educadora bilíngue pelo Instituto Kaingáng, na Aldeia Serrinha, Rio Grande do Sul.
 
 
Mundo Munduruku
Sábado, 14 de abril
11 horas
Bate-papo com escritor
Com o escritor indígena Daniel Munduruku
Importante escritor de literatura indígena, Daniel Munduruku é graduado em filosofia, com licenciatura em história e psicologia, e recentemente obteve seu doutorado em educação. Seu livro “Meu avô Apolinário” foi escolhido pela UNESCO para receber menção honrosa no Prêmio Literatura para Crianças e Jovens na Questão da Tolerância.
 
 
Mundo Munduruku II
Domingo, 15 de abril
11 horas
Oficina de Ilustração indígena
Com Maurício Negro
Ilustrador, escritor e designer gráfico. Dedica-se a projetos de temática étnica, ambiental, ancestral, mitológica e em geral relacionados à diversidade cultural brasileira. Prêmio NOMA (Japão, 2008), Seleção CJ Picture Book Festival (Coréia, 2009), White Ravens (Alemanha, 2000) e Altamente Recomendável FNLIJ no Brasil.
 
 
Mundo Nheengatu
Sábado, 21 de abril
11 horas
Oficina de máscaras dos caras-pretas, em Nheengatu
Com a ilustradora Aline Binns e João Paulo Ribeiro
Aline Binns é uma multiartista girando os fluxos, intentando a reunião da arte com a espiritualidade, e experienciando seus caminhos. João Paulo Ribeiro é índio descendente e aluno de linguística na USP. Pesquisa a área de revitalização de línguas indígenas com bolsa cientifica nos estudos do Nheengatu.
 
 
Mundo Guarani
Domingo, 22 de abril
11 horas
Apresentação de coral
Com o Coral da Aldeia Guarani Krukutu
Olivio Jekupé é escritor de literatura nativa e presidente da Associação Guarani Nhe e Poram, e apresenta-se com o Coral da Aldeia Krukutu (Parrelheiros, SP).
 
 
Mundo Pankararu
Sábado, 28 de abril
11 horas
Oficina de penachos e “saia do escondido” Pankararu               
Com Bino Pankararu
Bino Pankararu é cacique da Comunidade Real Parque Pankararu e atualmente vive na aldeia Panakararu, em Pernambuco.
 
 
Mundo Pankararu II
Domingo, 29 de abril
11 horas
Apresentação de dança
Com Bino Pankararu e os “Escondidos”
Bino Pankararu é cacique da Comunidade Real Parque Pankararu e atualmente vive na aldeia Panakararu, em Pernambuco. Apresenta-se com os jovens estudantes Pankararu, Ítalo da Conceição da Pereira do Prado, e Thales Wendher Pereira da Silva.
 
 
Agendamento de visitas educativas
O Espaço de Leitura – por estar diretamente vinculado ao FUSSESP – atende entidades sociais de quarta a domingo, oferecendo aos grupos atividades educativas criadas exclusivamente para o perfil de cada grupo atendido. O agendamento de visitas educativas para escolas e instituições pode ser realizado pelo e-mail contato.espacodeleitura@gmail.com, ou às quintas e sextas-feiras, das 15 às 17 horas, com David Mohr, pelo telefone 11 2588-5811 ou pelo email david.espacodeleitura@gmail.com. São atendidas 20 instituições por mês, com até 44 pessoas por grupo (mínimo de 20 pessoas).
 
 
Serviço:
ESPAÇO DE LEITURA
Aberto de terça a domingo, das 9 às 18 horas
Parque da Água Branca
Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes
Tel.: 11 2588-5918
Print Friendly, PDF & Email