O Livro Indígena Contemporâneo – UFMG

12/05/2014

O Acervo Indígena da UFMG (Acind), coleção especial da Biblioteca Universitária, em parceria com o grupo de pesquisa Literaterras – escrita, leitura, traduções, e com o Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de História (LabepeH) apresentam a exposição "O Livro Indígena Contemporâneo: obras do Acervo Indígena da UFMG".



A mostra traz uma seleção de livros do Acind que foram produzidos noâmbito do núcleo Literaterras, desde a redação do texto até a ilustração e edição. O Acind guarda os manuscritos e ilustrações originais, as primeiras impressões (bonecas), bem como fotografias do processo de produção dos livros: "Curar", de autoria de indígenas maxakali; "Vatu Hoom", de autoria de indígenas krenak, e a "Caixa de Literatura", de autoria de indígenas xacriabá. Trata-se de livros de autoria coletiva, uma das características de parte significativa da literatura indígena.

A exposição "O Livro Indígena Contemporâneo: obras do Acervo Indígena da UFMG" poderá ser apreciada no Setor de Obras Raras e Coleções Especiais da Biblioteca Universitária da UFMG, no 4º andar da Biblioteca Central, de 14 de maio até 11 de junho de 2014, das 9h às 17h.

Print Friendly, PDF & Email