O Laboratório de Estudos Africanos (LeÁfrica) do Instituto de História da UFRJ convida para mais uma sessão do Afrocine – Rio de Janeiro/RJ

16/03/2012

Debatedor: Prof. Dr Adriano de Freixo

Doutor em História Social (UFRJ). É professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense – UFF, onde atua na graduação em Relações Internacionais e nos Programas de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos (PPGEST) e Ciência Política (PPGCP). É autor e organizador de diversos livros e artigos sobre Relações Internacionais, Política Externa Brasileira e História do Brasil Contemporâneo. Dentre os seus principais trabalhos destaca-se o livro Minha Pátria é a Língua Portuguesa: A Construção da Idéia da Lusofonia em Portugal (Rio de Janeiro, Editora Apicuri, 2009).

 

Data: 22 de março de 2012, quinta-feira  17h

Local: Instituto de História da UFRJ

Largo de São Francisco nº1- Centro

Rio de Janeiro, RJ, sala 106. Térreo

SINOPSE DO FILME: Todo dia duzentos milhões de pessoas levam suas vidas em português. Fazem negócios e escrevem poemas. Brigam no trânsito, contam piadas e declaram amor. Todo dia, a língua portuguesa renasce em bocas brasileiras, moçambicanas, goesas, angolanas, japonesas, cabo-verdianas, portuguesas, guineenses. Novas línguas mestiças, temperadas por melodias de todos os continentes, habitadas por deuses muito mais antigos, e que ela acolhe como filhos. Língua da qual povos colonizados se apropriaram e que devolvem agora, reinventada. Língua que novos e velhos imigrantes levam consigo para dizer certas coisas que nas outras não cabe. Toda noite, duzentas milhões de pessoas sonham em português. Algumas delas estão neste filme.

 

Laboratório de Estudos Africanos (LEÁFRICA/UFRJ)

Instituto de História (IH)Universidade Federal do Rio de Janeiro

leafrica.ufrj@gmail.com

Print Friendly, PDF & Email