Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros promove atividades em comemoração ao dia da Consciência Negra – O

22/11/2013

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), da Universidade Federal de Ouro Preto, promove, nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, o II Festival de Artes Afro-Diaspóricas e a IV Semana da Consciência Negra no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), em Mariana, e na Tenda da Vale e Escola de Minas, em Ouro Preto. O evento é aberto à comunidade e terá em sua programação sarau afro, roda de samba, minicursos, palestras e oficinas.

 

  

 

A coordenadora do Neab, Kassandra Muniz, comenta que a intenção é que o festival se torne mais um dos eventos do calendário cultural de Mariana e Ouro Preto. "O Neab observou uma ausência de festividades com essa temática e transformou a Semana da Consciência Negra nesse formato menos acadêmico e mais artístico", explica.

A mesa de abertura será realizada às 19h, no ICHS, com a palestra "Tranças do verbo: entre o ninho e o revide – a literatura das beiradas", que será ministrada pelo escritor, historiador e mestre em educação pela Universidade de São Paulo, Allan da Rosa. Outra atividade promovida pelo palestrante será o minicurso "Pedagoginga, autonomia e mocambagem" e o lançamento do seu livro que leva o mesmo nome.

Adilson Pereira Santos, do Fórum de Igualdade Racional de Ouro Preto, fala para a Rádio Ufop sobre o Dia Nacional da Consciência Negra

Outro destaque do evento é a palestra e a oficina "Jongo e educação: corpo, cultura, imaginário e identidade no estudo das africanidades no espaço escolar", da professora Carolina Bezerra, da Universidade Federal de São João del-Rei, que vai abordar o jongo e as comunidades quilombolas. 

As inscrições para os minicursos e as oficinas serão realizadas por e-mail:neab.ufop@gmail.com. Os minicursos são gratuitos e têm limite de participantes. O evento é realizado em parceria com o Projeto de Extensão Relações Raciais e de Gênero na Educação, com o PIBID/PED/UFOP História, Cultura e Literatura Africana e Afro-Brasileira, e Trupe Fincapé.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: 3557-0000 ou 9166-5856 (Trupe Fincapé).

 

Print Friendly, PDF & Email