11/02/2026
Fonte:https://www.instagram.com/p/DUo8HPxlPWp/?igsh=bXh6aTFwMmJ1ajBuA Associação dos Povos Tradicionais de Religião de Matriz Afro-Brasileira e Matrizes Africanas de Betim, por meio de seu Presidente, o Advogado Dr. Pablo Coleta, vem a público manifestar seu mais veemente repúdio ao crime de invasão e dano praticado contra a sede do Ylê Axé Orixá Xangô de Pai Célio e Mãe Cleide, localizada no bairro Bandeirinhas, em Betim/MG, ocorrido na madrugada do dia 07 para 08 de fevereiro de 2026.
O espaço sagrado foi alvo de ato criminoso, no qual cadeiras e outros objetos foram queimados por indivíduos criminosos que, movidos pela intolerância religiosa e pelo desrespeito à diversidade cultural e espiritual, atentaram contra um templo legitimamente constituído e protegido pela Constituição Federal, que assegura a liberdade de crença e o livre exercício dos cultos religiosos (art. 5º, VI).
Trata-se de um grave ataque não apenas a uma casa religiosa específica, mas a toda a comunidade de povos tradicionais de terreiro, à democracia e aos direitos fundamentais garantidos a todos os cidadãos brasileiros.
Informamos que já existem imagens dos indivíduos envolvidos e que todas as medidas cabíveis foram devidamente adotadas junto à Polícia Civil e demais órgãos competentes, para a rigorosa apuração dos fatos e responsabilização dos autores pelos crimes cometidos.
Reafirmamos que em Betim/MG, especialmente no bairro Bandeirinhas, criminosos intolerantes não irão passar impunes.
Seguiremos vigilantes, unidos e firmes na defesa da liberdade religiosa, da dignidade dos povos tradicionais e do respeito às religiões de matriz afro-brasileira e africana.
Nos solidarizamos com Pai Célio, Mãe Cleide, seus filhos e filhas de santo e toda a comunidade do Ylê Axé Orixá Xangô, colocando-nos à disposição para todo apoio institucional necessário.
Betim/MG, 11 de fevereiro de 2026.
Dr. Pablo Coleta
Presidente
Associação dos Povos Tradicionais de Religião de Matriz Afro-Brasileira e Matrizes Africanas de Betim
