Nota de repúdio a disciplina ‘Casa Grande’, da Escola de Arquitetura da UFMG

30/07/2017

DA Fafich UFMG, Facebook

Fonte:https://www.facebook.com/dafafich/photos/a.210092919150873.1073741829.209561699203995/784700241690135/?type=3&theater

Nota de apoio ao [Diretório Acadêmico da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais]  DAEAUFMG e em repúdio a Disciplina “Casa Grande”

Nós apoiamos o DAEA UFMG, em sua ação de publicar a Nota Coletiva em Repúdio àDisciplina “Casa Grande” e também repudiamos a Disciplina, seu caráter racista e colonialista. – leia a nota coletiva https://goo.gl/1HqHqY

Denunciar e repudiar o racismo da Disciplina foi um importante ato de coragem e coerência. Ao fazer isso chamam para si a responsabilidade de debater de forma crítica a universidade pública. Ao mesmo tempo, com a denúncia correm riscos de retaliações, processos administrativos e perseguições políticas.

Reforçamos que não estão sozinhas e sozinhos na luta para destruir as estruturas coloniais, racistas e opressoras na universidade. A universidade e a sociedade que queremos, e pela qual lutamos, são livres de racismo e todas as opressões e explorações.

Reforçamos o repúdio a Disciplina “Casa Grande”. Uma disciplina que incentiva os discentes a projetarem uma casa grande que incorpora a senzala e reforça os moldes de dominação em pleno século XXI.

Convidamos as demais entidades estudantis da Fafich e da UFMG a também se posicionar declarar apoio – seja assinando esta nota, seja publicando uma – , contra qualquer retaliação, punição e perseguição por conta da Nota Coletiva publicada. Convidamos também à reforçar essa denúncia contra o caráter racista da Disciplina

Sabemos que em uma conjuntura de retrocessos, muitas disputas ainda têm que ser travadas para que a academia seja um espaço amplo e democrático.

Nesse sentido, acreditamos que toda e qualquer postura racista, machista, LGBTfóbicas ou de qualquer outro tipo de discriminação deva ser combatida.

RACISMO NÃO PASSARÁ!

Print Friendly, PDF & Email