Nona edição da “Primavera dos Museus” traz a cultura indígena como tema

24/09/2015

Entre os dias 21 e 27 de setembro será realizada a “9ª Primavera dos Museus”. A iniciativa que busca promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, além de intensificar a relação desses espaços com a sociedade traz nessa edição o tema “Museus e Memórias Indígenas”.

Em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Museu do Folclore Saul Martins contará com uma programação especial de atividades no período. Em uma ação que tem a parceria da Secretaria de Estado de Educação (SEE), estão previstas apresentações musicais, festival de filme documentário e etnográfico, oficinas para professores, roda de conversa e feira étnica. As atividades terão a presença de representes indígenas dos povos Xacriabá, Maxakali e Pataxó.

 

Além da programação de atividades, os participantes poderão contar com um acervo indígena originário de várias regiões do país. As peças de cerâmica, esculturas em madeira, metal e osso, além de trajes e utensílios do cotidiano dos povos indígenas, levam os visitantes a pensar sobre a diversidade cultural brasileira e os povos que contribuíram com a formação da sociedade atual. O museu foi inaugurado em 1.976

Outra iniciativa que conta com o apoio da SEE é a exposição fotográfica Xucuru Kariri, que será realizada no Museu Histórico e Geográfico de Caldas, na região Sul do Estado. O trabalho é de autoria de Beatriz Sales.

Primavera dos Museus

O evento, que é realizado desde 2007 com edições anuais, é uma ação conjunta das instituições museológicas de todo o país e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura. Na edição de 2014, a Primavera dos Museus contou com a participação de 761 museus e 2.436 atividades.  

Print Friendly, PDF & Email