No dia 12 de dezembro, Belo Horizonte celebra o Show dos Direitos Humanos – Iguais na Diferença

06/12/2010

Belo Horizonte será a capital da música e dos Direitos Humanos no dia 12 de dezembro, a partir das 17h30, na Praça da Estação, com a realização da 5ª edição do Show dos Direitos Humanos: Iguais na Diferença. Sob o comando de Antonio Nóbrega, um time estelar fará uma grande festa para celebrar os 62 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada em 10 de dezembro de 1948. Representantes de várias vertentes e de várias épocas da nossa canção, os convidados se reunirão em torno de uma das mais embemáticas personalidades da Música Popular Brasileira e de Minas Gerais: Milton Nascimento, que será homenageado pela importância do papel desempenhado pelo cantor, que fez uso de suas músicas para protestar contra a ditadura, transformando-se em um ícone nacional.

Doze artistas já confirmaram presença nesta comemoração pelos direitos humanos: Arnaldo Antunes, Chico César, Elba Ramalho, Elza Soares, Fernanda Takai, Lenine, Luiz Melodia, Margareth Menezes, Sérgio Ricardo, Lô Borges e o próprio homenageado, Milton Nascimento.  Quem também virá especialmente para a ocasião é Pablo Milanés, cantor cubano e um dos maiores nomes da música latina, com 26 discos gravados em sua carreira. Cada canção de Milanés é como uma poesia, de alguém atento e sensível ao mundo que o rodeia.

Para o público presente, o show será uma grande festa, onde os convidados cantarão alguns de seus grandes sucessos e lembrarão canções imortalizadas por Milton. Ainda não totalmente definido, o repertório terá, entre outras sucessos, ”Chegança” (Antonio Nobrega), “Socorro” (Arnaldo Antunes), “Beraderô”, ”Mama África” (Chico César), “Frevo Mulher”, ”Banho de Cheiro” (Elba Ramalho), “A Carne”, ”Malandro” (Elza Soares), “Simplicidade”, ”Ovelha Negra” (Fernanda Takai), “Hoje Eu Quero Sair Só” (Lenine), “Paisagem da Janela”, ”O Trem Azul” (Lô Borges), “Diz que Fui Por Aí”, ”Pérola Negra” (Luiz Melodia), “Samba da Minha Terra”, “O que é o que é” (Margareth Menezes), “Dias de Glória” (Pablo Milanez), “Zelão”, “Esse Mundo é Meu” (Sérgio Ricardo), entre outras pérolas do nosso cancioneiro.

Entre os grandes sucessos de Milton, já estão programadas as apresentações de “Nada Será como Antes” (Arnaldo Antunes), Calix Bento (Chico César), “Coração de Estudante” (Elba Ramalho), “Nos Bailes da Vida” (Elza Soares), “Um Gosto de Sol” (Fernanda Takai), “Paciência” (Lenine junto com Milton), “Quem sabe isso quer dizer amor” (Lô Borges), “Ponta de Areia” (Luis Melodia), “Lagrimas do Sul” (Margareth Menezes), “Yolanda” (Pablo Milanez) e “Travessia” (Sergio Ricardo). O próprio Milton cantará também algumas de suas canções e voltará ao palco no grande encerramento da noite, para cantar, junto com todos os convidados,  ”Maria Maria”.

Nóbrega conta que a seleção de músicos foi “fiel ao espírito da Semana”. “Tentei fazer uma radiografia da heterogeneidade da música brasileira”, explica o multiartista. Há diferentes ritmos e estilos entre esses músicos, mas todos têm trabalhos muito interessantes e representam bem a diversidade musical do Brasil. Faremos um show bem brasileiro com artistas comprometidos com a música nacional”, afirma Antonio Nóbrega. Segundo ele, a idéia é de celebração, união e confraternização.

Show dos Direitos Humanos: iguais na diferença é uma realização conjunta da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e do Ministério da Cultura, com o apoio da Feira Música Brasil e patrocínio da Petrobrás e da Eletrobrás. “A nossa proposta com essa celebração é validar a arte como importante canal para a promoção dos Direitos Humanos, que engloba também o Direito à Cultura”, afirma o Ministro dos Direitos HumanosPaulo Vannuchi. Na avaliação dele, a cultura, a arte e a música sempre tiveram e têm papel fundamental para a promoção desses direitos  no Brasil e no mundo e o show comemora essa parceria histórica. “Direitos Humanos são a defesa da vida e a idéia do show é celebrar a vida, as diferenças e o direito a igualdade”, afirma Vannuchi.

A realização da 5ª edição do Show dos Direitos Humanos: iguais na diferença valida a educação e a cultura como direitos humanos previstos na Declaração Universal

O show dos direitos humanos acontece em uma data importante para a cidade de Belo Horizonte: o aniversário de 113 anos da cidade. Com o show, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e o Ministério da Cultura validam a educação e a cultura como direitos humanos previstos na Declaração Universal, no Protocolo de São Salvador e na Constituição Brasileira de 1988.

De acordo com os registros históricos, o Show dos Direitos Humanos aconteceu pela primeira vez no dia 10 de dezembro de 1973, durante o regime militar, em homenagem aos 25 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A iniciativa do show foi do cantor e compositor Jards Macalé com a participação de Milton NascimentoChico BuarqueEdu LoboJorge MautnerDominguinhosGal CostaPaulinho da ViolaRaul Seixas, dentre outras.

Em 2006, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República realizou o primeiro show dos direitos humanos: iguais na diferença na cidade do Rio de Janeiro. Nos anos seguintes o show passou pelas cidades de Salvador, Brasília, Recife e Fortaleza.

Os Direitos Culturais são parte integrante dos direitos humanos e estão indicados no artigo 27 da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), e nos artigos 13 e 15 do Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (1966). Assim, todas as pessoas devem poder participar da vida cultural de sua escolha e exercer suas próprias práticas culturais.

5º Show dos Direitos Humanos – Iguais na Diferença

Data: 12 de dezembro de 2010
Horário: A partir das 17h30
Entrada: Gratuita
Local: Praça da Estação – Centro de Belo Horizonte / MG
Obs: Haverá espaço reservado para pessoas com deficiência

Realização: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Ministério da Cultura

Print Friendly, PDF & Email