MUSEU ITINERANTE ESTACIONA NA PAMPULHA E CONTA A HISTÓRIA DA LUTA PELA TERRA NO BRASIL

06/05/2015

Um museu itinerante, com uma exposição interativa e uma abordagem lúdica estaciona no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) a partir das 14h desta quarta-feira para contar detalhes importantes sobre a luta pela terra no Brasil. A bordo de um caminhão, a mostra, que fica aberta até as 18h de sexta, faz um resgate desta história por meio de fotografias, documentos, livros, pesquisas e figurinos de personagens icônicos ligados à questão agrária no país.

Os visitantes poderão conhecer, gratuitamente, a trajetória de quem esteve diretamente ligado com a disputa para garantir o direito ao uso da terra no Brasil. E mais: poderão se sentir parte desta história, ao vestir os figurinos de um barão do café, um padre jesuíta, um cangaceiro, além de Chica da Silva e Antônio Conselheiro. Tudo registrado em foto junto aos painéis temáticos montados no caminhão.

Onze documentários produzidos com recursos de animação em computação gráfica também serão exibidos ao longo da exposição em duas salas de cinema. Pinturas, gravuras, ilustrações e fotografias são usadas nos filmes para contar esta história, narrada nas vozes de Chico Buarque, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Regina Casé, entre outros.

Desenvolvida em parceria entre a UFMG e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a exposição “Sentimentos da Terra” já visitou 16 cidades em vários estados brasileiros e tem produção visual e cenográfica assinada pelo designer e cenógrafo Gringo Cardia. A curadoria historiográfica é da professora Heloísa Starling, coordenadora do Projeto República da UFMG.

A visitação de grupos deve ser agendada pelo e-mail sentimentosdaterra@gmail.com . Informe-se também pelo telefone (31) 3409-5513.

Print Friendly, PDF & Email