Museu do Índio lança mostra e catálogo sobre ações históricas do SPI

14/10/2010

O Museu do Índio promove no dia 19 de outubro, às 19:00, na Galeria de Arte Indígena, evento de inauguração da exposição “Primeiros Contatos – Atrações e Pacificações do SPI”. Curadoria: Milton Guran.

A mostra vai apresentar 36 fotografias do início do século vinte. O material, que foi incluído no Programa Memória do Mundo da UNESCO, em 2008, faz parte do acervo do Museu do Índio sobre o Serviço de Proteção aos Índios – SPI.

Na ocasião, será lançado o catálogo sobre a exposição, com textos do antropólogo Carlos Augusto da Rocha Freire e de Milton Guran. A publicação aborda o projeto de atração realizado entre 1910 e 1967, pelos sertanistas do SPI (órgão que antecedeu a FUNAI) e suas formas de ação no contato com os índios, com resultados muitas vezes desastrosos para esses povos. O catálogo foi idealizado com o objetivo de se tornar uma referência sobre a história das relações do estado nacional com as comunidades indígenas e será destinado à estudantes, pesquisadores e demais interessados no assunto.

Print Friendly, PDF & Email