Museu Afro Brasil inaugura exposição Mulheres Negras – Irmandade da Boa Morte de Cachoeira

25/05/2011

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, inaugura na próxima terça-feira, 24, às 20h, com curadoria de Emanoel Araujo, a exposição Mulheres Negras – A Irmandade da Boa Morte de Cachoeira. Arte Sacra, Jóias e Vestimentas.

Com mais de uma dezena de fotos do etnólogo Pierre Verger (1902-1996) e de Adenor Gondim, a exposição conta ainda com pinturas, esculturas e jóias crioulas, os famosos balangandãs baianos. Ao todo serão mais de 90 peças, além da imagem original do séc. XIX, da Nossa Senhora da Boa Morte, vinda diretamente de Cachoeira- BA.

A Irmandade da Boa Morte é uma organização católica com sede na Bahia, composta por mulheres acima de 45 anos de idade, que também são adeptas do Candomblé. Uma das mais velhas integrantes, Mãe Filhinha, tem 117 anos. O fato de ser constituída apenas por mulheres negras, numa sociedade patriarcal e marcada por forte contraste racial e étnico, emprestaram a esta manifestação afro-católica, como querem alguns autores, notável fama, seja pelo que expressa do catolicismo barroco brasileiro, de indeclinável presença processional nas ruas, seja por certa tendência para a incorporação aos festejos propriamente religiosos de rituais profanos pontuados de muito samba e comida.

Serviço
Mulheres Negras da Irmandade da Boa Morte de Cachoeira
Arte Sacra, Joias e Vestimentas. Fotografias de Pierre Verger e Adenor Gondim
Inauguração dia 24/05 às 20h
Data da exposição: 25/05 a 28/08
Gratuito
Horário: de terça a domingo das 10h às 17h.
Local: Museu Afro Brasil – Parque do Ibirapuera

Sobre o Museu Afro Brasil
O Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura, vinculado à Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, é um espaço de preservação e celebração da cultura, memória e da história do Brasil na perspectiva negro africana, assim como na difusão das artes clássicas e contemporâneas, populares e eruditas, nacionais e internacionais.
Localizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, foi inaugurado em 23 de outubro de 2004 e possui um acervo de mais de cinco mil obras. Parte das obras, cerca de duas mil, foram doadas pelo artista plástico e curador, Emanoel Araujo, idealizador e atual Diretor Curador do Museu. A biblioteca do museu, cujo nome homenageia a escritora, “Carolina Maria de Jesus”, possui cerca de 6.800 publicações com especial destaque em uma coleção de obras raras sobre o tema do Tráfico Atlântico e Abolição da Escravatura no Brasil, América Latina, Caribe e Estados Unidos. A presença negra africana nas artes, na vida cotidiana, na religiosidade, nas instituições sociais são temas presentes na biblioteca.
O museu mantém um sistema de visitação gratuita para todas as exposições e atividades que oferece; um Núcleo de Educação com profissionais que recebem grupos pré-agendados, instituições diversas, além de escolas públicas e particulares. Através do Núcleo de Educação também mantém o programa “Singular Plural: Educação Inclusiva e Acessibilidade”, atendendo exclusivamente pessoas com necessidades especiais e promovendo a interação deste público com as atividades oferecidas.

Funcionamento: de terça a domingo, das 10 às 17 horas (permanência até às 18h)
Estacionamento: Portão 3 – Zona Azul
Entrada: Grátis
Classificação: Livre
Para maiores informações: faleconosco@museuafrobrasil.org.br
Para agendar visitas: agendamento@museuafrobrasil.org.br ou
Fone: 55 11 3032-8900 ramal 121

Diretor curador: Emanoel Araujo
Diretor executivo: Luiz Henrique Marcon Neves
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/ nº
Parque Ibirapuera- Portão 10
São Paulo- SP – Brasil
CEP: 040094-050
Fone: 55 11 3320-8900
www.museuafrobrasil.org.br
Assessoria de Imprensa : Central de Comunicação
Atendimento :
Claudia Alexandre (central@centraldecomunicacao.com.br); Paula Costa e Michela Gonçalves (comunicacao@museuafrobrasil.org.br)

Print Friendly, PDF & Email