MT – Quilombo Mata Cavalo é tema de dissertação

03/05/2011

O estudante de mestrado em História, Silvânio Paulo de Barcelos, apresenta amanhã  (4) a dissertação “Quilombo Mata Cavalo: terra, conflito e os caminhos da identidade negra”. A defesa será às 15h, na sala 14 do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS).

Na pesquisa, Silvânio trabalha com base, principalmente, nas questões da terra e da memória em uma comunidade que existe há 120 anos, em Livramento (MT). Ele fala do Quilombo Mata Cavalo, um “espaço negro” de pessoas que desenvolveram “um modo de vida baseado nas relações de reciprocidade e do trabalho comunal organização comunitária”, e de uma comunidade que resiste e luta pelo reconhecimento da negritude, mas que também possui dissensos dentro do próprio grupo.

Farão parte da banca examinadora o professor doutor Marcus Cruz (presidente), a professora doutora Leonice Aparecida de Fátima Alves (examinadora Interna), o professor doutor Paulo Roberto Staudt Moreira da Unisinos (examinador Externo) e o professor Ernesto Cerveira de Sena (Suplente).

Print Friendly, PDF & Email