MPF/RR celebra Semana do Índio com exposição multimídia

16/04/2013

Para a semana ainda está prevista uma visita à Terra Indígena Yanomami, com objetivo de averiguar o andamento das operações de fiscalização, pelo Ibama, e de desintrusão dos fazendeiros da região do Ajarani, pela Funai
MPF/RR celebra Semana do Índio com exposição multimídia

MPF/RR convida para exposição multimídia

Na semana em que se comemora o Dia do Índio, em 19 de abril, o Ministério Público Federal em Roraima (MPF/RR) vai homenagear a data com a inauguração da exposição multimídia Taai, um Olhar sobre os Indígenas de Roraima. A cerimônia de abertura da exposição acontece nesta segunda-feira, dia 15 de abril, às 18h30, no espaço cultural da orla Taumanam.

A mostra, que ficará aberta ao público até a próxima sexta-feira, 19 de abril, conta com fotos retiradas de encontros e assembleias, exibição de vídeos e apresentação de painéis. O objetivo da exposição é celebrar a cultura indígena e estimular a população de Boa Vista a valorizar e conhecer um pouco mais sobre os costumes, as línguas, as crenças, as tradições e a organização social dos povos indígenas.

"O MPF é um dos órgãos responsáveis pela defesa dos direitos indígenas. E a intenção com a exposição é divulgar a cultura, a tradição e os costumes das comunidades indígenas de Roraima" , explicou o procurador da República Fernando Machiavelli Pacheco, titular do ofício da defesa das populações indígenas e comunidades tradicionais.

Debate sobre Mineração – O MPF/RR também vai aproveitar esta semana para intensificar as discussões sobre o tema Mineração em Terras Indígenas e, para tanto, vai realizar um debate sobre a temática na próxima quarta-feira, dia 17. O evento acontece a partir das 18h30, no Auditório Alexandre Borges, na Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Além do procurador Fernando Pacheco, vão participar do evento representantes da Universidade Federal de Roraima (UFRR), do Instituto Socioambiental (ISA), do Conselho Indígena de Roraima (CIR) e do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

"A mineração em terras indígenas é um tema de alta relevância e gravidade, devendo ser objeto de debate amplo na sociedade, sobretudo entre as populações indígenas. Em razão disso, o MPF quer promover um debate qualificado sobre a temática, junto aos indígenas, aos órgãos públicos, à comunidade acadêmica e à sociedade em geral", destacou o procurador.

O ISA, o CIR e a Associação Hutukara Yanomami (HAY) são parceiros do MPF na realização da exposição "Taai, um olhar sobre os indígenas" de Roraima e do debate Mineração em Terras Indígenas.

Desocupação no Ajarani – Outra atividade prevista para a Semana do Índio é a visita, no dia 18, do MPF à região do Ajarani, na Terra Indígena Yanomami. A intenção é averiguar o andamento das operações de fiscalização, pelo Ibama, e de desintrusão dos fazendeiros desta região, pela Funai.

As operações foram desencadeadas após recomendações expedidas no final de março pelo Ministério Público Federal. Na ocasião será realizada, pela Associação Hutukara, uma manifestação pela retirada imediata dos fazendeiros.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Roraima
ascom@prrr.mpf.gov.br

Print Friendly, PDF & Email