Misericórdio

23/03/2010

 

MISERICÓRDIA
 
LOCALIZAÇÃO
A comunidade de Misericórdia localiza-se na zona rural do município de Chapada do Norte, no médio Vale do Jequitinhonha.
 
INFRA-ESTRUTURA
Na comunidade moram 24 famílias e uma população em torno de 170 pessoas.
A comunidade não possui escolas e a mais próxima está localizada no povoado de Batieiro, a aproximadamente 2 km. Misericórdia não possui rede elétrica nem saneamento básico. Também não há coleta periódica do lixo, o que obriga os moradores a jogar o lixo em outras áreas ou queimá-lo.
 
ECONOMIA LOCAL
Grande parte dos moradores da comunidade, jovens e adultos, migram para o interior de São Paulo. Durante um período de seis meses, os migrantes sazonais trabalham nas lavouras de cana-de-açúcar e na colheita de café. A maioria dos trabalhadores de Misericórdia não tem carteira assinada nem emprego formal.
As plantações do povoado são para a subsistência dos moradores, que eventualmente vendem milho para comerciantes de Chapada do Norte.
O garimpo como forma suplementar de renda ainda é praticado.
 
HISTÓRIA
Segundo a moradora e líder comunitária, Dona Eva, o nome da comunidade vem do período em que os portugueses chegaram à região para extrair minério. Há ainda no povoado uma máquina de extração de ouro.
A líder conta que, à época da escravidão, quase não sobrava água para os negros. Um dia, quando duas moradoras foram pegar água na cacimba, começaram a discutir por causa da escassez. Uma delas então disse: “Misericórdia, não vamos brigar por água!”. Daí a origem do nome Misericórdia.
Outra explicação dada para o topônimo da comunidade, segundo “Seu” João, patriarca do quilombo, é que muitos escravos sofreram e morreram por causa do trabalho nos garimpos da região.
 
CULTURA
Há na comunidade a guarda de congo de Nossa Senhora do Rosário, cuja rainha é a própria Dona Eva. A guarda se apresenta em vários lugares, inclusive na festa mais famosa da região – a de Nossa Senhora do Rosário, em Chapada do Norte.
O quilombo tem como padroeiras Santa Anastácia, protetora dos negros, e Nossa Senhora do Rosário.
Além do congado, os moradores realizam o batuque, a folia-de-reis, o canto do boiadeiro, a catira e a dança-dos-nove, mantendo firmes suas raízes culturais.
 
GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE
O rio Capivari é o curso de água mais próximo do povoado. Anteriormente, o rio Misericórdia passava dentro da comunidade, mas agora está seco em função do plantio de eucalipto, desmatamento e assoreamento causado pelo garimpo. A vegetação que predomina na região é o cerrado, em estado avançado de desmatamento. A principal causa é a silvicultura de eucalipto, que exige corte da vegetação para produzir carvão.
 
Fonte: CEDEFES
Print Friendly, PDF & Email