MinC leva índios brasileiros para se apresentarem no Europalia, entre os dias 13 e 20 de outubro

13/10/2011

A arte e a cultura dos povos tradicionais do Brasil serão representadas no Festival Internacional de Artes da Europa – Europalia. Brasil 2011 – pelos índios da aldeia

Mehinaku,

habitantes da Reserva Florestal do Alto Xingu (MT). O grupo fará apresentações de canto e danças rituais e também mostrará os trabalhos do artesanato tribal. Um total de 12 índios participará do festival.

As apresentações estão previstas para o período de 13 a 20 de outubro. Durante quatro dias (13 a 16), o grupo se apresentará no Théâtre National, em Bruxelas, onde haverá também uma vernissage do artesanato da aldeia.  No dia 18, os indígenas realizarão uma performance no Centro Cultural Concertgebouw, em Amsterdã (Holanda);  e no dia 19 se apresentam na cidade de Neerpelt, no país belga.

Cultura original

Os Mehinaku ainda conservam praticamente intacta a sua cultura original, devido ao grande isolamento geográfico do local onde se encontram. A grande maioria dos integrantes da aldeia jamais ultrapassou os limites da reserva indígena. Foram contatados pelos irmãos Villas Boas, nos anos 50. Originalmente o grupo era composto por duas aldeias na região do Alto Xingu, mas foram quase dizimados por uma epidemia de sarampo e hoje somam pouco mais de uma centena de indivíduos.

A vida cerimonial deste povo é construída em torno de dois tipos de rituais: um faz a relação do mundo dos espíritos com o mundo dos homens e é realizado só por integrantes da comunidade. O outro inclui festivais que podem contar com a participação de tribos vizinhas.

O contato com o universo místico é um traço importante em sua cultura.  Os pajés conversam com os espíritos, recebem deles a força e a ligação com o mundo sobrenatural. A fumaça é considerada um suporte de contato com os maus espíritos e somente os homens adultos podem sentar-se na praça, no final do dia, para fumar, dançar e conversar sobre os acontecimentos cotidianos.

Print Friendly, PDF & Email