MDA/SDT realiza seminário de comercialização no Território Indígena da Cidadania Rio Negro

27/02/2011

O Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), realiza, nas próximas terça (01), quarta(02) e quinta-feira (03), o Seminário Territorial de Dinamização Econômica do Território da Cidadania Rio Negro, em São Gabriel da Cachoeira (AM). O objetivo do encontro é apoiar a comercialização de indígenas, ribeirinhos, pescadores e extrativistas da região no âmbito dos Territórios da Cidadania. 

O seminário busca identificar as potencialidades existentes, os principais entraves e gargalos, para a comercialização e produção dos agricultores familiares da região. A iniciativa busca ainda pensar coletivamente em ações capazes de gerar possíveis soluções, oportunidades de parcerias e planejar de forma participativa o fortalecimento da agricultura familiar dentro do Território da Cidadania Rio Negro (AM). 

As metas do Seminário são a organização da produção; sensibilização, qualificação e formação; assessoramento técnico, gerencial e consultorias especializadas. O seminário vai estimular ainda a inserção da produção familiar em feiras, centrais de comercialização, mercados públicos, mercados diferenciados (redes de Comercio Justo e Solidário), mercadinhos, redes de supermercados, mercados virtuais e redes hoteleiras. 

O foco do encontro é a comercialização nos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos e pretende criar o sistema de comercialização executado por meio de três técnicos em cada um dos municípios do Território. O Seminário é aberto para agricultores e extrativistas indígenas e não indígenas que trabalhem isoladamente ou organizados em grupos informais, associações, cooperativas, sindicatos em outras modalidades formais. 

Dentre as políticas públicas que serão apresentadas como importantes para o apoio a comercialização estão o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Plano Safra, coordenados nos Territórios da Cidadania. 

Print Friendly, PDF & Email