Marcha dos povos da Carbuca e da Mata Atlântica em defesa das terras sagradas Tupinambá

15/03/2014

Marcha Tupinambá

Por Haroldo Heleno*

Começou ontem à tarde, na Aldeia da Serra do Padeiro, e vai até domingo (16/03) a Marcha dos povos da Carbuca e da Mata Atlântica, com o tema: “Em defesa das terras sagradas dos Tupinambá”. O evento organizado pela Teia Agroecológica dos Povos da Cabruca e da Mata Atlântica conta até o momento com cerca de 400 pessoas das mais diversas entidades do Brasil, da América Latina e Europa. Na grande maioria os participantes são trabalhadores e trabalhadoras do campo (MLT, MST, FLT, CETA, MPA), Quilombolas, povos indígenas de outras etnias.

A caminhada iniciou-se na BR 101, a cerca de 11 km da Aldeia, por volta das 15:00h, e os primeiros  caminhantes começavam a chegar na comunidade onde eram alegremente recepcionados. Aos poucos a aldeia foi ficando ainda mais colorida e vibrante, com faixas, cartazes e gentes das mais diversas “tribos”.

O fato destoante desta alegria eram os constantes e rasantes vôos de um helicóptero do exército brasileiro sobre a Aldeia, que vem ocorrendo desde quando foi emitido um dispositivo intitulado GLO (Garantia da Lei e da Ordem), acionado pelo governador do estado Jacques Wagner e assinado pela presidente Dilma Roussef, reforçando ainda mais a ocupação militar de um território indígena já reconhecido pelo próprio estado brasileiro.

O evento tem como objetivo principal se solidarizar com o povo Tupinambá na sua justa e digna luta pela reconquista de suas terras, bem como proporcionar trocas de saberes e intercambiar experiências no campo da agroecológia e o fortalecimento da “Unidade das  Lutas”.

Ontem à noite houve uma conversa em volta da fogueira sagrada da Aldeia Serra do Padeiro, iluminada e apontando caminhos por uma bonita e significativa Lua cheia.

A programação do evento segue abaixo. Até domingo, os Encantados de todos os nomes e de todos os povos apontarão caminhos e luzes para a continuidade da luta e da resistência.

Programação:

Dia 14 
Chegada a São José pela manhã e Marcha rumo a Aldeia
Montagem de acampamento
Noite: Contação da História da Luta dos Tupinambás
15 de março
Farinhada;
Plantio de 2 hectares de cacau orgânico;
Plantio de sementes criolas
Noite: Construção de encaminhamentos para as lutas e a unidade
16 de março
Ritual e Celebração;
Retorno às 14h.

Print Friendly, PDF & Email