Livo sobre o patrimônio e a história da Serra da Moeda será lançado dia 17/08, no Museu das Minas

13/08/2015

Por Alenice Baeta e Henrique Piló

Este livro focaliza o patrimônio arqueológico, espeleológico e ambiental da região da Serra da Moeda, situada no Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais, tendo sido composto por textos e imagens apresentados em capítulos. Todos os autores convidados para participar desta obra possuem pesquisas de longa data na Serra da Moeda, apresentando assim uma síntese dos resultados de suas pesquisas científicas na mesma.

Organizar memórias e histórias sobre a Serra da Moeda foi uma grande oportunidade de conhecer mais a fundo as paisagens marcadas pelos diferentes sinais deixados pelas atividades da mineração ao longo do tempo, além dos distintos ambientes compostos por montanhas, penhascos, abrigos, cavernas e vales.

Pretende-se valorizar nesta obra as memórias de grupos pré-coloniais, indígenas, escravos, garimpeiros, artífices, viajantes, tropeiros, quilombolas e demais moradores dessa região, sua cultural material e testemunhos; enfim, daqueles, que mesmo anonimamente, fizeram e fazem parte da história da Serra da Moeda.

Esta publicação busca assim mostrar outras facetas patrimoniais, focalizando sítios, grutas, ruínas e estruturas de interesse da arqueologia, lamentavelmente, ainda pouco conhecidos, mas que também necessitam de mecanismos de proteção e valorização.

O primeiro capítulo abrange as paisagens, envolvendo aspectos geológicos, geomorfológicos, hidrológicos sob a perspectiva da geodiversidade.  O segundo capítulo apresenta os resultados das pesquisas espeleológicas e bioespeleológicas nas cavernas ferríferas da Serra da Moeda. O terceiro  dá um panorama sobre as ocupações humanas no período pré-colonial e a cultural material associada, encontrada nos sítios arqueológicos, incluindo as grutas e abrigos da Serra da Moeda. O quarto capítulo, por sua vez, discorre sobre o processo de colonização e a história dos primeiros exploradores na região do Vale do Paraopeba.  O capítulo cinco focaliza a história dos falsários e da Casa da Moeda Falsa- que deu nome à região aqui focalizada. O capítulo seis trata sob um olhar arqueológico a caverna Várzea do Lopes e seus testemunhos de ocupação humana no período colonial, utilizada como ponto de rota de fuga e esconderijo. O capítulo sete aborda, por sua vez, uma síntese das informações levantadas sobre as frentes de mineração e suas principais lavras nos períodos colonial e imperial. O capitulo oito apresenta o magnífico patrimônio arqueológico do sítio Cata Branca, sua história e principais ruínas componentes. O capítulo nove apresenta uma visão geral sobre a situação atual, direitos e memórias das comunidades quilombolas da região da Serra da Moeda. O último capítulo versa sobre as unidades de conservação e diretrizes gerais de proteção da Serra da Moeda. No item final, consta um glossário geral e apêndice com termos históricos em textos visando apoio ao leitor.

Print Friendly, PDF & Email