Laboratório em Comunicação Social: Artes e Ofícios dos saberes tradicionais

18/12/2013

Os professores César Guimarães, Luciana de Oliveira (Departamento de Comunicação) e  Rosângela de Tugny (Escola de Música), e em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCTI), da UnB, coordenado pelo prof. José Jorge de Carvalho, ofereceremos no primeiro semestre de 2014 uma disciplina especial, aberta aos alunos de graduação de todos os cursos da UFMG. 



Denominada Laboratório em Comunicação Social: Artes e Ofícios dos saberes tradicionais (código COM 351, às terças e quintas, de 14 h às 16:30 h), ela será conduzida por mestres dos saberes tradicionais afro-descendentes e indígenas. O objetivo da disciplina é introduzir na Universidade o contato com outras lógicas cognitivas baseadas em conhecimentos não-escolares e não-eurocêntricos, gerados sob outras modalidades de produção, transmissão e transformação. Propõe-se um diálogo simétrico com os saberes de matrizes indígenas e afrodescendentes e com a produção do conhecimento científico e artístico em diversas áreas de conhecimento deles decorrentes.



A disciplina funcionará em 5 módulos. Os mestres serão acolhidos por professores parceiros da UFMG, de diferentes departamentos. Os mestres e os professores que atuarão nos 5 módulos são os seguintes:



1) Cultura e cultivos dos quilombos



Mestre Tiana (Sebastiana), do quilombo Carrapatos da Tabatinga (Bom Despacho, MG) e mestre Badu (Sílvio de Siqueira), do quilombo Mato do Tição (Jaboticatubas, MG). Prof. parceiro: Rubens Alves da Silva (Escola de Ciência da Informação).



2) A dinâmica das manivas do Médio Solimões



Dona Maria Eugênia e Dona Margarida, mestras do cultivo de maniva (mandioca) do Alto Solimões (AM). Profa. parceira: Deborah Lima (Departamento de Antropologia).



3) A cosmociência Guarani Kaiowa: Mestre Valdomiro Flores e Valmir Cabreira e Genito Gomes (assistentes) Profa. parceira: Luciana de Oliveira (Departamento de Comunicação).



4) Cantos afro brasileiros: brincando e resistindo na tradição

Mestres da comunidade dos Arturos, de Contagem (MG). Profa. parceira: Glaura Lucas (Escola de Música). 



5) Territórios do barro

Mestres Ceramistas Xacriabá Dalzira e Manuel (MG). Professores parceiros: Ana Gomes (Faculdade de Educação), Cristiano Bickel (EBA) e João Cristeli (EBA).


Print Friendly, PDF & Email