Kuarup – Visita Guiada com Noel Villas Bôas (Caixa Cultural)‏

30/01/2013

Prezado(a),
 
1        Convidamos todos a vivenciarem um dia especial com a presença do Noel Villas Bôas, filho do Orlando Villas Bôas e curador da exposição
Kuarup – a última viagem de Orlando Villas Boas em visitação na Caixa Cultural Recife na próxima quarta-feira dia 30 de janeiro a partir das 16h30min.  
 
  1. Durante a visita o curador Noel Villas Bôas apresentará a cultura indígena do Alto-Xingu, na qual Orlando, Cláudio e Leonardo Villas Boas vivenciaram intensa imersão nessa sociedade.
Os irmãos tiveram um papel fundamental na luta pelos direitos indígenas à cultura própria representando uma verdadeira ruptura intelectual e política e, acima de tudo, o reconhecimento das comunidades indígenas envolvidas. Falecido em 2002, o estudioso e sertanista Orlando Villas Boas foi homenageado com o Kuarup, tradicional rito indígena de homenagem aos seus mortos ilustres. A homenagem foi o maior Kuarup já realizado no Xingu, com a presença de mais de 2 mil índios concentrados na aldeia Yawalapati.
 
  1. Programação:
– 16h30min às 17h30min – Visita guiada com o curador Noel Villas Bôas
– 18h30min às 20h30min –  Palestra e debate com o curador Noel Villas Boas com a participação dos professores Renato Athias (debatedor)  e Alexandre Gomes(mediação)
Noel Villas Boas – Professor de Filosofia PUC/SP. Foi membro do conselho da FUNAI, palestrante e debatedor atuante em seminários sobre a temática indígena. Atuou em diversos projetos culturais e organizador da Semana Orlando Villas Boas , instituída pela Lei 11.367/03 na Assembléia Legislativa de São Paulo.
   Renato Athias – Professor Doutor da Université de Paris X – Nanterre estudioso em Etnologia Indígena , Antropologia Visual, Antropologia da Saúde, Etnodesenvolvimento
   Alexandre Gomes – Mestre em antropologia e professor de Museologia da UFPE. O acesso à palestra é limitado a 85 lugares.
 
  1. Disponibilizamos nossos telefones para informações complementares (3425 1900).   
 
5        Contamos com sua presença.
 
Att
Tereza Miranda
Gerente CAIXA Cultural Recife
 
Print Friendly, PDF & Email